Telegram suspende grupo bolsonarista após acusação de negligência

2 min de leitura
Imagem de: Telegram suspende grupo bolsonarista após acusação de negligência
Imagem: Pixabay

Um dos maiores grupos pró-Bolsonaro do Telegram foi suspenso pelo aplicativo de mensagens devido ao compartilhamento de “conteúdo ilegal”, conforme noticiou O Globo nessa terça-feira (10). Trata-se do canal intitulado “SUPER GRUPO B-38 OFICIAL”, que conta com mais de 67 mil participantes.

De acordo com o jornal, as últimas mensagens trocadas pelos membros do grupo favorável ao presidente Jair Bolsonaro foram registradas na sexta-feira (6). Os conteúdos compartilhados na plataforma vão de mensagens de apoio ao governo federal a desinformação sobre o sistema eleitoral e vacinas contra covid-19, entre outros temas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quem tenta acessar o grupo no app concorrente do WhatsApp visualiza uma mensagem automática informando que “este grupo foi temporariamente suspenso para dar a seus moderadores tempo de limpá-lo após algum usuário ter publicado conteúdo ilegal”. O mensageiro, no entanto, não informa qual material postado teria levado à penalização.

O app de troca de mensagens quase foi suspenso no Brasil por não tomar providências contra a postagem de desinformação.O app de troca de mensagens quase foi suspenso no Brasil por não tomar providências contra a postagem de desinformação.Fonte:  Shutterstock 

O texto exibido pelo Telegram, na tela inicial do canal bloqueado temporariamente, afirma ainda que o grupo bolsonarista poderá ser reaberto “assim que a ordem for restabelecida”. Porém, o serviço não dá maiores detalhes a respeito do prazo para o término do bloqueio.

Acordo descumprido?

A suspensão temporária do “SUPER GRUPO B-38 OFICIAL” do Telegram ocorre pouco tempo após o mensageiro ser acusado de descumprir o acordo de combate às fake news firmado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em março, a plataforma se comprometeu a apresentar um plano de ação para frear a postagem de desinformação no app, após quase ser suspensa no Brasil.

De acordo com O Globo, o prazo para a apresentação destas medidas já se encerrou e o serviço de mensagens não se manifestou junto ao órgão, até o momento, deixando de confirmar o que será feito. O monitoramento dos grupos mais populares do país, especialmente aqueles com temática relacionada à política, era uma das promessas.

O grupo suspenso pelo Telegram possuía conteúdos falsos sobre eleições e vacinas.O grupo suspenso pelo Telegram possuía conteúdos falsos sobre eleições e vacinas.Fonte:  Shutterstock 

A publicação fez um levantamento indicando que a maior parte destes canais ainda divulga conteúdos falsos sobre o processo eleitoral, principalmente em relação ao funcionamento da urna eletrônica. O uso de máscaras para conter a disseminação da covid-19 e a eficácia das vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus são outros temas bastante compartilhados pelos usuários.

Pelo menos 16 postagens que poderiam ser consideradas como fake news foram encontradas pela pesquisa baseada nos 100 canais do Telegram com mais seguidores no Brasil. O estudo levou em conta as postagens feitas nestes grupos entre os dias 20 de março e 6 de maio, conforme a reportagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.