Primeira publicação do Twitter completa 16 anos hoje

1 min de leitura
Imagem de: Primeira publicação do Twitter completa 16 anos hoje
Imagem: Unsplash

A primeira publicação do Twitter, dando início à história de uma das redes sociais mais populares da atualidade, completa 16 anos nesta segunda-feira (21). O post histórico foi feito pelo fundador da plataforma, Jack Dorsey.

“Configurando minha conta no Twttr”, em tradução livre, foi o que escreveu o desenvolvedor americano às 17h50 do dia 21 de março de 2006. O tweet tem, neste momento, 175 mil curtidas, 18,2 mil comentários e 121,7 mil retweets.

O pequeno texto foi a publicação inaugural da rede de microblog, que conta com mais de 1,3 bilhão de contas e cerca de 330 milhões de usuários ativos, de acordo com estatísticas do final de 2021. Desde que aquele tweet foi ao ar, a rede social passou por diversas transformações ao longo dos anos, com o objetivo de atrair mais pessoas.

Uma das alterações mais marcantes foi o aumento da quantidade de caracteres no Twitter, que começou a ser testada em 2017. Inicialmente, o serviço permitia apenas 140 caracteres em cada post, mas com a atualização passou a liberar a publicação de tweets com 280 caracteres, novidade que tanto agradou quanto desagradou, naquela época.

Tweet vendido como NFT

Pouco tempo depois de completar 15 anos, em março de 2021, a primeira publicação do Twitter foi vendida como token não-fungível (NFT). O movimentado leilão terminou com o arrematante pagando US$ 2,9 milhões pela versão NFT do tweet, o equivalente a R$ 14,4 milhões pela cotação de hoje.

O dinheiro arrecadado com a venda do primeiro tweet foi convertido em bitcoins e doado para a instituição GiveDirectly, de acordo com o executivo, para auxiliar na prevenção e tratamento de pessoas com covid-19 na África. O lance vencedor do token foi dado pelo CEO da Bridge Oracle Sina Estavi.

O Twitter tem cerca de 330 milhões de usuários, no momento.O Twitter tem cerca de 330 milhões de usuários, no momento.Fonte:  Twitter/Reprodução 

Alguns meses após a negociação do NFT, Dorsey acabou renunciando ao cargo de CEO do Twitter, algo que já vinha sendo especulado há algum tempo. Desde então, ele se dedica à Square, empresa de pagamentos móveis da qual é cofundador.

Com a sua saída, a função de diretor-executivo do Twitter passou a ser ocupada pelo indiano Parag Agrawal, especialista em engenharia e ciência da computação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.