TikTok suspende transmissões ao vivo e novas postagens na Rússia

1 min de leitura
Imagem de: TikTok suspende transmissões ao vivo e novas postagens na Rússia
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

A rede social TikTok suspendeu oficialmente a publicação de conteúdos ao vivo e publicação de novos vídeos na Rússia. Apenas o mensageiro embutido dentro do aplicativo vai funcionar normalmente no país.

O motivo envolve a invasão da Ucrânia iniciada há quase duas semanas pela Rússia, mas não é uma punição somente pelo conflito. O motivo, segundo o TikTok, é uma lei recentemente aprovada pelo presidente Vladimir Putin que pune quem publica notícias falsas com multas pesadas e até 15 anos de prisão.

O problema é que a desinformação em questão envolve criticar o governo, publicar o que Putin alega ser falso sobre a guerra ou até simplesmente pedir sanções comerciais e econômicas contra a Rússia para pressionar o presidente a encerrar a invasão. Uma legislação similar já era aplicada no país desde 2019.

"O TikTok é um espaço para criatividade e entretenimento que pode garantir uma fonte de conexão humana e alívio durante um tempo de guerra em que as pessoas encaram imensas tragédias e isolamento. Porém, a segurança de nossos funcionários e usuários continua nossa prioridade mais alta", diz o comunicado.

A medida foi confirmada pela empresa em seu perfil no Twitter e vale por tempo indeterminado, até que a companhia "termine a avaliação das implicações de segurança desta lei".

Outras redes sociais e plataformas de streaming já restringiram serviços na Rússia, como Netflix e Spotify, enquanto Facebook e Twitter foram bloqueados pelo próprio governo local.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.