Pinterest terá recursos para combater desinformação nas Eleições

1 min de leitura
Imagem de: Pinterest terá recursos para combater desinformação nas Eleições
Imagem: XanderSt/Shutterstock

O Pinterest anunciou, nesta segunda-feira (07), o lançamento de várias ferramentas para combater a desinformação durante as Eleições de 2022. Apesar de ser voltada para imagens e conter muito conteúdo sobre moda, a plataforma disse que as pessoas podem buscar informações sobre o assunto na rede durante o período eleitoral.

De acordo com o site, os recursos irão prevenir, identificar e impedir a propagação de materiais nocivos que promovam informações falsas ou discurso de ódio.

“O Pinterest tem o compromisso de oferecer um local mais acolhedor, saudável emocionalmente e ‘brand safe’ para que as pessoas em geral, os criadores de conteúdo e as marcas possam colocar em prática toda a inspiração que tiverem”, diz trecho de comunicado da empresa.

Pinterest

Além do Brasil, as novidades também servirão para as Eleições na França, Austrália e nas Filipinas. Confira, a seguir, as ferramentas anunciadas pelo Pinterest:

  • Recomendações de pesquisa: quando as pessoas pesquisarem termos como votar ou eleições, será exibido uma recomendação para acessar o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
  • Limitação de conteúdos relacionados às eleições: serão limitadas as recomendações de pesquisa de conteúdo relacionado às eleições a alguns locais, como o feed inicial, os Pins relacionados, as notificações ou a área "mais ideias" dentro de uma pasta.
  • Regras para todos: qualquer usuário que publicar conteúdo que viole as políticas sobre desinformação, discurso de ódio, etc., estará sujeito às sanções do Pinterest, independentemente de a pessoa ser ou não uma figura pública.
  • Monetização: assim como é feito desde 2018, não serão aceitos anúncios de campanhas políticas. Além disso, a rede social não irá monetizar nenhum conteúdo relacionado às eleições e também não mostrará anúncios sobre o tema.
  • Política de desinformação cívica: as regras de desinformação cívica foram atualizadas para ficarem mais abrangentes e deixarem claro o que será o que não será permitido na plataforma durante o período eleitoral.

Para tentar coibir a disseminação de fake news e discursos de ódio nas Eleições 2022, o TSE chegou a fazer acordos com as principais redes sociais do país, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.