Fake news: veja como denunciar uma notícia falsa no Twitter

3 min de leitura
Imagem de: Fake news: veja como denunciar uma notícia falsa no Twitter
Imagem: Unsplash/Joshua Hoehne

Nos últimos anos, o termo fake news ganhou cada vez mais espaços na mídia. As notícias falsas, geralmente veiculadas na internet, muitas vezes acabam chamando a atenção de leitores, mesmo que algumas delas sejam bastante absurdas.

Conforme o tempo foi passando, boa parte da população percebeu que essa prática de compartilhamento é bastante prejudicial em vários níveis, tendo em vista que boatos ganham força sem nenhuma comprovação, o que pode acabar até mesmo com a vida ou reputação de alguma pessoa. Portanto, é imprescindível sempre checar suas fontes ou pesquisar uma notícia quando ela aparece em seu feed ou grupos de WhatsApp.

É preciso ficar atento a notícias absurdas que circulam pela internet para não compartilhar Fake News. (Unsplash/Daria Nepriakhina/Reprodução)É preciso ficar atento a notícias absurdas que circulam pela internet para não compartilhar fake news. (Unsplash/Daria Nepriakhina/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Daria Nepriakhina 

Dessa forma, o Twitter, uma das plataformas de interação social mais acessadas no Brasil, é alvo constante dessa prática, tendo em vista que os usuários podem divulgar informações falsas de maneira instantânea nessa rede social. Apesar disso, os responsáveis pela rede do passarinho garantem que tentam combater as fake news de todas as formas, inclusive criando mecanismos de denúncia.

Abaixo, você vai conferir como denunciar fake news sempre que se deparar com elas para evitar que situações mais sérias aconteçam.

Informações falsas? Saiba como fazer uma denúncia no Twitter

De forma ampla, com o intuito de que as pessoas tenham acesso a essa ferramenta de maneira descomplicada para denunciar a ocorrência de informações falsas no Twitter, é preciso ficar atento aos passos que abordaremos a seguir. A rede social em questão pode ser acessada por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS, além de computadores.

O processo é o mesmo para ambos os dispositivos. É preciso estar logado em uma conta e se dirigir à postagem que deseja denunciar. Em seguida, clicar sobre os três pontos que estão dispostos ao lado direito da tela e, então, um menu vai se abrir com algumas opções, dentre elas escolha "Denunciar Tweet".

Em poucos instantes, você já poderá denunciar uma informação falsa ao Twitter, evitando que essa prática ocorra na rede social. (Twitter/Reprodução)Em poucos instantes, você já poderá denunciar uma informação falsa ao Twitter, evitando que essa prática ocorra na rede social. (Twitter/Reprodução)Fonte:  Twitter 

O Twitter vai seguir no seu desejo, redirecionando seu perfil a uma nova aba. Nela, você poderá relatar um problema específico à rede social clicando em "As informações são enganosas". Entre as opções, ainda é possível denunciar uma determinada postagem como spam, imagem sensível ou abusiva.

Seguindo na denúncia de fake news, ao selecionar a opção de informação enganosa, você deverá apontar o tema da suposta fraude. Nos tempos atuais, os assuntos mais comuns como alvos de fake news são "Saúde" e "Política", mas outros temas também podem ser informados. Para isso, basta utilizar o campo "Outra coisa".

Ao selecionar o assunto do Tweet denunciado, você irá contribuir para que a apuração da informação falsa seja concluída mais rapidamente. (Twitter/Reprodução)Ao selecionar o assunto do Tweet denunciado, você vai contribuir para que a apuração da informação falsa seja concluída mais rapidamente. (Twitter/Reprodução)Fonte:  Twitter 

Selecionando um dos campos já preestabelecidos pela rede social, desenvolva melhor o problema com as opções que surgirem à tela. Depois que essa etapa for concluída, você já terá contribuído para alertar o Twitter sobre a promoção de fake news no site. Todas as informações enviadas serão analisadas na plataforma para que deixem de existir.

Você também pode ser informado sobre o destino da postagem denunciada. Além disso, a rede social dá opções seguras para os usuários que fazem esses alertas com bloqueios das contas denunciadas. Para efetivar essa possibilidade, contudo, é preciso autorizar o Twitter.

Caso desejar, ao final do processo, bloqueie ou silencie a conta denunciada. (Twitter/Reprodução)Caso deseje, ao final do processo, bloqueie ou silencie a conta denunciada. (Twitter/Reprodução)Fonte:  Twitter 

O problema das fake news

O ano de 2022 é conhecido, entre outros aspectos, por ser um ano eleitoral. Em outubro, todos os brasileiros deverão ir às urnas para eleger um novo presidente, um novo governador, senadores e deputados. Geralmente nessa época, muitas fake news surgem na internet, sobretudo para causar conflitos nas respectivas campanhas dos candidatos. Portanto, é preciso ficar sempre em alerta ao utilizar as redes sociais para evitar compartilhamentos de informações falsas.

Segundo os desenvolvedores do Twitter, que compartilharam dados por meio de seu perfil oficial na própria plataforma, a ferramenta de denúncia já apurou mais de 3,73 milhões de alertas fornecidos por inúmeros usuários dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e da Austrália. Agora, o recurso está se expandindo para o Brasil, as Filipinas e a Espanha.

Dessa forma, 50% das postagens já analisadas pela rede social eram falsas e prestavam um desserviço à população, podendo provocar até mesmo mortes. Apesar de esse número ser alarmante, apenas 10% dos perfis denunciados foram passíveis de exclusão total do sistema do Twitter, algo preocupante em linhas gerais.

Gostou da matéria? Aproveite nossas dicas para sempre combater as fake news em todos os lugares possíveis!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.