Metaverso e TikTok impulsionam downloads de apps de avatar

1 min de leitura
Imagem de: Metaverso e TikTok impulsionam downloads de apps de avatar
Imagem: Pixabay/Amrothman/Reprodução

O TikTok foi o aplicativo mais baixado e usado em todo mundo durante 2021, de acordo com o relatório State of Mobile 2022, realizado pela consultoria App Annie. Outro destaque do documento foram os apps de criação de avatar, que apresentaram um crescimento de 160% no ano passado em comparação a 2019.

Crescimento do TikTok

TikTok foi a rede social que mais cresceu em tempo médio gasto pelos usuários. (Fonte: App Annie/Reprodução)TikTok foi a rede social que mais cresceu em tempo médio gasto pelos usuários. (Fonte: App Annie/Reprodução)Fonte:  App Annie/Reprodução 

O TikTok cresceu cerca de 465% em um período de quatro anos. Em 2018, os usuários gastaram no app 4,2 horas mensais na média global. A média chegou a 7,6 horas em 2019 e 13,3 horas em 2020. O tempo gasto em 2021 foi 75% que no ano anterior, alcançando 19,6 horas por usuário.

Apesar disso, o Facebook ainda domina em termos de aplicativos no espaço de tempo total gasto. A rede social de Mark Zuckerberg está em primeiro lugar em tempo total gasto com um aplicativo, seguido pelo WhatsApp, Instagram e, em seguida, TikTok e Messenger.

No Brasil, o aplicativo que ficou famoso pelas dancinhas ocupa apenas a quarta colocação no tempo gasto, com média de 20,2 horas. O TikTok ficou atrás do WhatsApp, que reduziu o tempo médio de 30,2 horas em 2021 para 29,2 horas para 2020; do Instagram, com 15,6 horas mensais; e Facebook, que teve uma média de 13,2 horas.

Aplicativos de Avatar

Pandemia impulsionou o uso de apps de avatar. (Fonte: App Annie/Reprodução)Pandemia impulsionou o uso de apps de avatar. (Fonte: App Annie/Reprodução)Fonte:  App Annie/Reprodução 

Os aplicativos de avatar surfaram na onda do metaverso para aumentar a sua participação na atenção dos usuários de smartphones. O Litmatch saltou de 3 milhões no último trimestre de 2020 para 16 milhões de downloads de outubro a dezembro de 2021 e se tornou líder no segmento. A liderança era do Zepeto, que ficou em segundo lugar com 13 milhões de downloads nos últimos três meses do ano passado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.