Tumblr bane tags ‘sensíveis’ no iOS após obrigação da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Tumblr bane tags ‘sensíveis’ no iOS após obrigação da Apple
Imagem: App Store/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

O Tumblr anunciou nesta quinta-feira (30) que limitou a busca e a exibição de resultados para cerca de 450 tags referentes a “conteúdos sensíveis” no app para iOS. A medida foi necessária para que a plataforma continue disponível na loja de aplicativos da Apple.

“Para cumprir as diretrizes da App Store da Apple, temos que ajustar, em curto prazo, o que você pode acessar no que se refere a conteúdo potencialmente sensível ao usar o aplicativo no iOS”, explicou a empresa, em comunicado. Dessa forma, determinados tipos de postagens ficarão ocultos na pesquisa, nas recomendações e nos conteúdos seguidos, para quem usa o sistema da Maçã.

Entre as tags banidas pelo Tumblr no iOS, há termos como “sexo”, “pornografia” e “drogas”, que fazem sentido se levarmos em conta o objetivo da nova política do serviço. No entanto, a proibição incluiu algumas palavras aparentemente aleatórias, que não se encaixam no contexto descrito pela companhia.

Ao pesquisar pelas tags censuradas, o usuário do Tumblr no iOS visualiza esta mensagem.Ao pesquisar pelas tags censuradas, o usuário do Tumblr no iOS visualiza esta mensagem.Fonte:  Tumblr/Divulgação 

Tags como “Eugene Levy”, “Tony the Tiger”, “depressão”, “bipolar” e “PTSD” também foram censuradas, sem maiores explicações. Usuários da plataforma criaram uma lista não oficial com as palavras proibidas, que inclui ainda expressões relacionadas ao “stimming”, uma prática comum de autoestimulação para pessoas com transtorno do espectro autista.

Medida não afeta o Android

A mudança implementada pela plataforma não agradou aos usuários do serviço no iPhone e no iPad, resultando em várias críticas nas redes sociais. Ao TechCrunch, um porta-voz da empresa disse entender como a medida pode ser “frustrante” para alguns, mas ressaltou que a rede de microblog pensa em alternativas para se adequar às políticas da App Store.

“Estamos trabalhando em soluções mais elaboradas que serão lançadas em um futuro próximo e manteremos a comunidade atualizada à medida que o trabalho continua”, comentou. Vale lembrar que o Tumblr precisou fazer algo semelhante em 2018, quando baniu conteúdos adultos para continuar disponível na loja de apps da Maçã.

O banimento das tags é aplicado somente no app do Tumblr para iOS. Quem usa o serviço no Android ou na versão web, pelo navegador, continua fazendo a busca pelos termos proibidos normalmente.