Instagram: feed em ordem cronológica voltará em 2022

1 min de leitura
Imagem de: Instagram: feed em ordem cronológica voltará em 2022
Imagem: Shutterstock

Instagram voltará a mostrar as publicações em ordem cronológica no feed dos usuários. A afirmação foi feita pelo CEO da rede social, Adam Mosseri, durante seu depoimento no Congresso dos Estados Unidos.

Desde 2016, o algoritmo decide a ordem de exibição dos posts com base nas preferências do usuário, algo que não agrada os adeptos da rede social. Em 2017, o sistema foi atualizado para incluir postagens recomendadas e deixou muitos usuários irritados, pois impediam a visualização de posts de amigos em tempo real.

Mosseri foi ao Congresso dar explicações sobre os danos causados pelo Instagram aos jovens que usam o aplicativo. Ao ser questionado se ele acreditava que os usuários deveriam ter o direito de utilizar a rede social "sem serem manipulados por algoritmos", o executivo disse que sim, tanto que já estava trabalhando em uma solução.

InstagramFeed do Instagram (Imagem: Shutterstock)

“Acreditamos em mais transparência e responsabilidade e acreditamos em mais controle. É por isso que estamos trabalhando atualmente em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano”, disse Mosseri.

O CEO disse ainda que não tem um mês específico para o lançamento da "velha novidade", mas que está mirando no primeiro trimestre de 2022. No entanto, não é provável que o feed cronológico seja habilitado por padrão, uma vez que é de interesse do Instagram que o usuário fique rolando o feed até encontrar as postagens que lhe interessam.

No ano passado, uma funcionalidade chamada "Postagens recentes" foi flagrada em testes internos do Instagram, mas o recurso nunca foi liberado para os usuários. Vale ressaltar que o CEO estava sob juramento quando fez a declaração, o que coloca mais pressão acerca da liberação do recurso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.