Badoo, Tinder ou Grindr: qual é o melhor app de relacionamento?

3 min de leitura
Imagem de: Badoo, Tinder ou Grindr: qual é o melhor app de relacionamento?
Imagem: Shutterstock/r.classen

A popularização dos aplicativos de namoro transformou a forma como os relacionamentos amorosos acontecem. Os apps são uma evolução dos sites e chats que eram comuns nos anos 2000 e cada vez mais oferecem novos serviços e maneiras de conectar pessoas com interesses em comum.

Não possível medir quantos aplicativos de relacionamento existem hoje, e o Brasil é um dos maiores mercados mundiais de solteiros em busca de um amor. Há opções para todo tipo de perfil, desde faixas etárias específicas, pais e mães solteiros, jovens e até pessoas com mais de 50 anos de idade.

Entretanto, alguns serviços se destacam. Nesse universo tão concorrido, três apps são famosos pelo grande número de pessoas e possibilidades que oferecem. Conheça como funcionam os aplicativos de relacionamento que são mais populares entre os brasileiros e descubra o ideal para encontrar seu par.

O que é e como usar o Badoo?

No Badoo, pessoas podem se conectar a partir de interesses em comum. (Fonte: Badoo/Reprodução)No Badoo, pessoas podem se conectar a partir de interesses em comum. (Fonte: Badoo/Reprodução)Fonte:  Badoo/Reprodução 

O Badoo é um site de relacionamento disponível em celulares Android e iOS, no qual os usuários podem conversar, namorar e se encontrar com pessoas online. Fundado por um russo, mas com sede no Soho, bairro de Londres (Inglaterra), o Badoo é gratuito para todos, porém os usuários podem pagar por recursos premium.

No serviço freemium, os usuários batem papo, fazem upload de fotos, postam e conversam por vídeos. O recurso Pessoas próximas permite ver e entrar em contato com as pessoas que estão na área, enquanto Pesquisar possibilita entrar em contato com pessoas em uma parte diferente do mundo.

Encontros, outro recurso gratuito, é um jogo em que o usuário clica em "sim" ou "não" nas fotos de outras pessoas, semelhante ao Tinder. Se dois usuários clicarem em "sim" na foto um do outro, eles serão notificados pelo Badoo. No entanto, é possível entrar em contato com usuários sem dar match.

Você pode usar o Badoo para fazer novos amigos durante uma viagem, mas pode ser mais eficaz usar um serviço de namoro convencional. O app está disponível em vários países e conta com mais de 350 milhões de membros.

Como funciona o match do Tinder?

Tinder começou com uma função básica, mas hoje oferece diversas opções para se conectar com as pessoas. (Fonte: Shutterstock/Kaspars Grinvalds)Tinder começou com uma função básica, mas hoje oferece diversas opções para se conectar com pessoas. (Fonte: Shutterstock/Kaspars Grinvalds)Fonte:  Shutterstock/Kaspars Grinvalds 

O Tinder é um aplicativo de namoro online disponível para Android e iOS com 340 milhões de membros. O serviço é oferecido de forma gratuita, mas com opções de assinaturas pagas. Basta especificar o gênero e a faixa etária das pessoas que você gostaria de conhecer e qual distância gostaria de se deslocar para encontrá-las.

Quando o Tinder descobre resultados que correspondem a esses critérios, coloca fotos do perfil na tela. Você decide se gosta ou não da aparência de uma pessoa: se gostar, ótimo; se você não gostar, a pessoa nunca saberá que você a rejeitou. Se os dois estiverem interessados, a função de mensagens do Tinder oferece um bate-papo privado para conversar.

O aplicativo evoluiu para outros recursos, como os prompts, que são conversas rápidas que podem ser adicionadas diretamente ao perfil, como em muitos sites de namoro mais antigos e poucos outros aplicativos de namoro. Boost é a opção paga que coloca o perfil no topo da fila de todos os usuários do Tinder nas proximidades por 30 minutos.

Mais recentemente, o Tinder incluiu a opção Explorar, que permite encontrar pessoas por interesses em comum ou em eventos como Vibes (série de pergunta sobre a personalidade) e Hot Takes (bate-papo rápido disponível apenas em inglês). O Tinder também permite que os usuários adicionem vídeos de até 15 segundos para se apresentarem melhor e promovam conversas por vídeos.

Quem usa o Grindr?

Grindr é voltado exclusivamente para o público gay. (Fonte: Shutterstock/Kaspars Grinvalds)Grindr é voltado exclusivamente para o público gay. (Fonte: Shutterstock/Kaspars Grinvalds)Fonte:  Shutterstock/Kaspars Grinvalds 

O Grindr transformou a cena de relacionamento para homens desde que foi lançado, em 2009, e se tornou o aplicativo de namoro gay mais popular do mundo. Em vez da cultura de namoro promovida pelo Tinder e pelo Badoo, o Grindr é tradicionalmente mais adequado para encontros sexuais casuais; no entanto, seu uso está se diversificando, e é possível encontrar o amor por lá.

O aplicativo, disponível em iOS e Android, permite que homens conheçam outros homens com base em sua proximidade. Apesar de ser gratuito, também oferece alguns recursos pagos. O Xtra permite pesquisar caras em todo o mundo e fazer conexões em vez de apenas falar com as pessoas próximas.

Qual é o melhor aplicativo de relacionamento?

O O "match" com o aplicativo perfeito vai depender de seus interesses. (Fonte: Shutterstock/Tonktiti)Fonte:  Shutterstock/Tonktiti 

Enquanto o Grindr é especializado no público homossexual masculino com foco em contatos casuais, o Badoo e o Tinder conseguem ser mais amplos, abrangendo a possibilidade de relacionamentos mais duradouros e podendo ser usados tanto por homens quanto por mulheres, independentemente da orientação sexual. O melhor aplicativo de relacionamento depende de quais são seus interesses.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.