Estúdio de Criação do Facebook: veja como utilizar

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O Facebook conta com uma ferramenta chamada Estúdio de Criação disponível para todos com páginas comerciais. Com ela, é possível ter um controle melhor dos seus perfis, principalmente em relação às postagens, podendo agendar uma publicação, gerenciar o alcance, e até mesmo criar um orçamento para impulsioná-la e aumentar a sua audiência.

Hoje o TecMundo mostra como usar esta ferramenta para melhorar seus perfis comerciais no Facebook e Instagram.

Para que serve o Estúdio de Criação do Facebook

O Estúdio de Criação é uma ferramenta desenvolvida para a criação e gerenciamento de publicações e campanhas nas redes sociais da Meta. Com ela, é possível ter acesso a uma série de recursos multiplataformas, ou seja, tanto para o Facebook, que recentemente fez o anúncio de seu rebranding quanto para o Instagram.

O Estúdio de Criação traz uma série de recursos para você administrar suas redes sociaisO Estúdio de Criação apresenta uma série de recursos para você administrar suas redes sociais.Fonte:  Reprodução / Facebook 

O principal recurso é o de poder criar e agendar publicações através da plataforma. Por exemplo, dentro dela, você pode criar uma postagem para o Instagram e publicá-la na hora, ou deixá-la programada para ir ao ar em determinada data e horário. Lembrando que você pode fazer isso para a quantidade de posts que quiser.

Também é possível programas diversos posts para as suas redes sociaisTambém é possível programar diversos posts para as suas redes sociais.Fonte:  Reprodução/TecMundo

Também é possível acompanhar o desempenho de suas publicações nas redes sociais. Com a ferramenta, você tem acesso a dados como contas alcançadas, impressões e até mesmo quantos seguidores esse post trouxe para o seu perfil comercial.

E por fim, também é possível impulsionar uma postagem para ela trazer mais acessos e seguidores para a sua página. Entretanto, vale lembrar que para isso é preciso criar um orçamento na plataforma e pagar por esse impulsionamento.

Como criar uma publicação no Estúdio de Criação do Facebook

1. Acesse o “Menu Principal” da ferramenta.

2. Em seguida, escolha qual será a plataforma que vai receber a postagem, Facebook ou Instagram.

No alto da tela, é possível escolher em qual rede social você irá fazer a postagemNo alto da tela, é possível escolher em qual rede social você vai fazer a postagem.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Em nosso exemplo, vamos utilizar o Instagram. Depois de selecionar a rede social, aperte no botão “Criar publicação”.

4. Agora escolha o tipo de conteúdo, neste caso, Feed do Instagram ou IGTV.

Escolha qual será o tipo de postagem que você fará antes de enviar a mídiaEscolha qual será o tipo de postagem que você fará antes de enviar a mídia.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Caso você tenha mais de uma conta comercial, selecione o perfil no qual você deseja postar.

6. Na próxima tela, digite o texto da sua postagem. Em seguida, na caixa cinza abaixo, escolha o tipo de mídia (foto, fotos ou vídeo). Depois marque a opção de baixo caso você também queira que a postagem vá direto para uma página do Facebook associada ao perfil comercial.

Preencha o texto da sua publicação e depois escolha a imagem ou vídeo da postagemPreencha o texto da sua publicação e depois escolha a imagem ou vídeo da postagem.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

7. Por fim, após preencher todas as informações corretamente, aperte no botão “Publicar” e pronto, sua postagem vai para o seu perfil comercial em instantes.

Como agendar publicações

1. Acesse a “Tela Principal” da ferramenta.

2. Neste exemplo, vamos utilizar uma publicação no Facebook, mas lembre-se de que você pode chavear essa rede social ou fazer a postagem no Instagram caso tenha uma conta comercial lá também.

3. Toque no botão “Criar novo”, e depois escolha o tipo de publicação que fará.

Os tipos de postagem variam desde simples publicações, até transmissões ao vivoOs tipos de postagem variam desde simples publicações, até transmissões ao vivo.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Em seguida, será preciso preencher todas as informações, como o texto da postagem, o tipo de mídia, a configuração de postagem e as configurações de privacidade.

Preencha todas as informações da publicação antes de agenda-laPreencha todas as informações da publicação antes de agendá-la.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Agora, aperte na seta para baixo, ao lado do botão “Publicar”. Depois toque em “Programar publicação”.

Clique em Selecione “Programar publicação”.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

6. Agora você deve escolher uma data e um horário para que a sua postagem vá para o ar. Depois, basta selecionar “Salvar” e pronto, seu agendamento já está realizado.

Escolha uma data e horário para agendar a sua publicaçãoEscolha uma data e horário para agendar a sua publicação.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Como impulsionar publicações

1. Na tela principal, vá até a aba “Publicados”.

Na caixa, do lado esquerdo da tela, clique na opção Na caixa, do lado esquerdo da tela, toque na opção “Publicados”.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

2. Em seguida, vá até a publicação que deseja impulsionar e toque na seta para baixo. Depois, selecione “Turbinar publicação”.

3. A próxima tela apresenta todas as informações do impulsionamento. Começando pela meta, você pode estipular qual a intenção do seu post, ou deixar que a própria ferramenta analise o que é melhor para a sua página.

4. Mais abaixo, na opção “Público” você pode selecionar a faixa etária na qual será exibida a sua postagem, e a localização, podendo selecionar uma série de regiões de todo o mundo.

É possível salvar as informações de alcance para que sejam usadas novamente em outros impulsionamentosÉ possível salvar as informações de alcance para serem usadas novamente em outros impulsionamentos.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Em seguida, você deverá informar por quanto tempo que a sua publicação será impulsionada, e o valor total que pretende gastar. É importante lembrar que o Facebook não vai cobrar mais do que o teto total informado, entretanto, você pode aumentá-lo a qualquer momento no período que a propaganda está sendo veiculada.

A publicação não custará mais do que o valor total informadoA publicação não custará mais do que o valor total informado.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

6. Por fim, caso você ainda não tenha uma forma de pagamento cadastrada na plataforma, basta informar uma para que a sua publicação entre em uma avaliação pela empresa. Caso ela não infrinja nenhuma regra, ela começará a ser veiculada dentro do prazo que você estipulou e usando o orçamento indicado.

Agora você já sabe como tirar o máximo de proveito dessa poderosa ferramenta e impulsionar as suas páginas comerciais.

Ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários.