menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook verifica página fake de Elon Musk como oficial

Apesar de não se passar pelo bilionário Elon Musk, a página foi verificada como 'oficial' pelo Facebook

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

schedule01/11/2021, às 15:15

Facebook verifica página fake de Elon Musk como oficialFonte:  Facebook 

Imagem de Facebook verifica página fake de Elon Musk como oficial no tecmundo

O bilionário Elon Musk é conhecido por ser uma pessoa pública ativa nas redes sociais e até já usou isso para "brincar" com o mercado de criptomoedas. Recentemente, descobriram uma página verificada do executivo no Facebook — contudo, apesar de parecer oficial, ela é alimentada por fãs e não tem nada de verdadeiro.

É importante citar que a página não se passa por Musk e, inclusive, é citado na seção "sobre" que ela foi criada por fãs. O problema é que o nome da conta é Elon Musk e já tem mais de 153 mil seguidores — ao ser apontada como verificada, centenas de milhares de usuários podem ter seguido a página por engano e isso é uma violação das regras da rede social.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Verificação não oficial

"Musk possui um carro Tesla Roadster 0001 (o primeiro fora da linha de produção) da Tesla Motors, uma empresa na qual ele é um dos primeiros investidores. O Roadster é um carro esportivo elétrico a bateria com um alcance de 220 milhas", foi publicado na seção "sobre" da página em questão.

Até o momento, o Facebook não se pronunciou sobre a "verificação não oficial"Até o momento, o Facebook não se pronunciou sobre a "verificação não oficial"

De acordo com informações do Facebook, a página foi originalmente criada em julho de 2019 para promover o jogador de futebol Gavin Kizito. Desde então, a conta já mudou de nome algumas vezes e, recentemente, foi renomeada para 'Elon Musk' — e, se você visualizar o link, é possível ver o nome "ElonMuskoffici", que não é nada oficial.

A verificação no Facebook não é realizada por um processo simples e não há informações sobre como os responsáveis pela página conseguiram o selo. O Twitter também já passou por problemas semelhantes e, em 2017, pausou o programa de verificação para reiniciá-lo apenas em 2021.