Queda do Facebook aumentou popularidade dos rivais, diz pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: Queda do Facebook aumentou popularidade dos rivais, diz pesquisa
Imagem: Reprodução/ Azam Kamolov, Pixabay
Avatar do autor

Nesta quarta-feira (6), a agência de análises do mercado mundial de aplicativos Sensor Tower publicou um estudo que revela um aumento do uso de apps rivais do Facebook após sua queda na segunda-feira (4). Além da rede social de Zuckerberg, as plataformas WhatsApp e Instagram também ficaram fora do ar.

Segundo a pesquisa, o Snapchat foi o líder das "alternativas" com um crescimento de 23% de tempo médio gasto no serviço por usuários em relação à semana passada. Enquanto isso, os mensageiros Signal e Telegram apresentaram um aumento de 15% e 18% na mesma categoria, respectivamente.

Mudanças no tempo gasto em aplicativos no dia 4 de outubroMudanças no tempo gasto em aplicativos no dia 4 de outubroFonte:  Reprodução/Sensor Tower 

Como é possível observar, os aplicativos TikTok (2%) e Twitter (11%), que não têm o foco em mensagens diretas, sofreram uma mudança menor. Mesmo ficando fora do ar por 7 horas, os serviços do Facebook caíram, no máximo, 28% e a Sensor Tower alerta que isso não é um indicativo de mudança permanente.

Número de acessos no período

A agência também analisou mudanças nos números de acessos médios pelas contas existentes nas plataformas no dia. Seguindo a mesma tendência, o Snapchat lidera os "rivais" do Facebook com um aumento de 14%. Os serviços de conversas estão logo atrás; Telegram ganhou 13% e Signal subiu 9%.

Alterações no número de acessos aos aplicativos no dia em relação à semana passadaAlterações no número de acessos aos aplicativos no dia em relação à semana passadaFonte:  Reprodução/ Sensor Tower 

O gráfico ilustra ainda mais como a queda desta semana não mudou tanto a rotina do Twitter (5%) e TikTok (-1%). Vale ressaltar que as comparações apresentadas pelas imagens acima levam em conta números das categorias em 27 de setembro e não no dia anterior. Além disso, são baseadas em amostras de 100 mil usuários Android aleatórios no mundo.

Qual mensageiro mais "ganhou" com a queda

Uma estimativa preliminar aponta que o Signal teve 881 mil downloads no dia da queda, apresentando um aumento de quase 12 vezes quando comparado ao dia anterior — 74 mil. Já o Viber cresceu 630%, subindo de 137 mil para quase 1 milhão, e o Telegram foi o mais popular com 6,3 milhões, uma mudança de 530%.

Instalações de competidores do WhatsApp durante a semanaInstalações de competidores do WhatsApp durante a semanaFonte:  Reprodução/Sensor Tower 

Para uma comparação, a empresa pesquisadora afirma que o WhatsApp contava com 6 bilhões de apps instalados desde janeiro de 2014, enquanto o Telegram tinha 1 bilhão e o Signal alcançou 113 milhões de downloads no mesmo período.