Google Lens será lançado para PC e receberá melhorias no mobile

1 min de leitura
Imagem de: Google Lens será lançado para PC e receberá melhorias no mobile
Imagem: Shutterstock/Reprodução

O Google anunciou nesta quarta-feira (29), que o recurso Google Lens agora será disponibilizado também no Chrome. A notícia foi revelada durante o Search On, evento anual da empresa focado em soluções de busca na web.

A funcionalidade, que já é utilizada nos smartphones com Android, vai permitir que o usuário selecione um texto, imagem ou vídeo de um site para fazer a "varredura" do conteúdo na internet. Vale ressaltar que os resultados da pesquisa aparecerão na mesma guia, sem a necessidade de abrir uma nova apenas para conferir as informações.

Reprodução/GoogleReprodução/Google

Novidades nos smartphones

O recurso disponível nos celulares também ganhará novidades. Agora, graças a uma tecnologia chamada Multitask Unified Model (MUM), o usuário poderá tornar a busca do Google Lens ainda mais específica. Como? A empresa explica. Imagine que você se deparou com uma camiseta que possui uma estampa legal. Mas você queria encontrar, na verdade, um par de meias com aquela imagem.

Com o Google Lens, basta apontar para a camiseta e digitar "meias com essa estampa" na barra de buscas dedicada. Assim, o serviço fará a busca de produtos com a imagem desejada. Confira a ferrametna em ação no gif divulgado pela Google:

Google/Divulgação
Google/Divulgação

A empresa afirma que as duas novidades chegarão para os usuários nos próximos meses e estará disponível, inicialmente, somente em inglês. No entanto, a tendência é que as funções deem as caras no Brasil futuramente.

As novidades devem garantir mais força para o Google Lens competir com o iOS. A mais nova versão do sistema da Apple recebeu uma função chamada Live Text, que também usa escaneamento de imagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.