iOS 15: as 10 melhores funções e os iPhone compatíveis

3 min de leitura
Imagem de: iOS 15: as 10 melhores funções e os iPhone compatíveis
Imagem: Apple/Reprodução
Avatar do autor

O iOS 15 foi revelado oficialmente pela Apple em junho deste ano durante a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). Em 31 de agosto, o sistema operacional ganhou seu 8° Beta para os testadores, já que a versão final deverá chegar em setembro.

Com várias novidades em relação à versão anterior, o iOS 15 foi anunciado como um software que permitirá conexão e exploração ainda maiores do iPhone. Para isso, ele terá um novo navegador, modo Retrato nativo do sistema para outros apps, ajuste de tamanho de texto etc.

Para preparar os usuários em relação às novidades que chegarão em breve, o TecMundo montou uma lista com dez das melhores funções do novo SO. Logo depois, confira todos os iPhone que serão compatíveis com o iOS 15.

1. Modo Foco

O recurso permite que o usuário "dedique seu tempo e sua atenção ao que mais importa". Com ele ativado, o status é exibido automaticamente no app Mensagens. Também é possível personalizar as notificações, permitindo que só sejam exibidos alertas de tarefas que estão sendo realizadas, por exemplo.

iOS 15

2. Novo Safari

O browser teve a barra de abas remodelada, e agora ela está posicionada na parte inferior da interface. Será possível alternar entre as abas com o polegar, salvar e organizá-las com facilidade; além disso, elas ficarão sincronizadas para serem acessadas em qualquer aparelho. O Safari também terá uma nova função de "puxar para baixo" para atualizar a página.

iOS 15

3. Ler e traduzir textos em fotos e imagens

O iOS 15 tem o Live Text (chamado em português de Texto ao Vivo), função parecida com o Google Lens. Com ele, será possível ler, copiar, colar e traduzir textos que estão em imagens. Os idiomas habilitados para o sistema incluem português, inglês, chinês, francês, italiano, alemão e espanhol.

4. Aumentar ou diminuir textos de apps

Entre os recursos de acessibilidade, o novo sistema operacional do iPhone permitirá a personalização e o ajuste dos tamanhos das telas e dos textos de cada app individualmente. Além disso, será possível colocar os textos em negrito, aumentar o contraste, inverter as cores, adicionar filtros de cores, entre outras ações.

iOS 15

5. Alarmes

Nas versões anteriores, só era possível editar os alarmes tocando no botão “Editar”. No novo sistema operacional, será possível reajustar os alarmes tocando diretamente neles, o que deixará a função mais simplificada.

iOS 15 alarmes

6. App Notas

As notas, que servem como aplicativos de produtividade e lembrete, terão a possibilidade de categorizar por uma ou mais hashtags (#receitas, por exemplo). Além disso, será possível compartilhar notas com a menção de arrobas (@).

iOS 15

7. Spotlight

O recurso Spotlight utilizará informações do app Fotos para pesquisar na biblioteca dos usuários imagens de locais, pessoas, cenários e até de coisas bastante específicas, como cachorros, carros e skates. Também será possível encontrar fotos compartilhadas no Mensagens ao incluir o nome de um contato na busca.

iOS 15

8. Modo Retrato

O modo Retrato no FaceTime terá um recurso especial para desfocar o plano de fundo e colocar o usuário em destaque. A função será nativa do sistema, que também reduzirá o ruído das fotos panorâmicas.

iOS 15

9. Siri offline

A assistente virtual Siri no iOS 15 processará vários tipos de solicitação sem precisar de conexão com a internet, como timer e alarme, chamadas, mensagens, compartilhamento, abertura de apps, controles de reprodução de áudio e ajustes.

IOS 15

10. FaceTime

Entre as novidades do FaceTime, está o fato de que ele poderá ser utilizado em dispositivos Android e computadores via navegador. A função se chama FaceTime Link. Outro recurso bastante interessante é o SharePlay, que permitirá a amigos assistirem a filmes e ouvirem músicas juntos via FaceTime, sendo possível pausar, reorganizar ou pular faixas.

iOS 15

Modelos de iPhone compatíveis

Mantendo o padrão de atualizar aparelhos antigos, a Apple levará o novo sistema operacional para devices de 5 anos atrás. Confira, a seguir, os aparelhos compatíveis com o iOS 15:

  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
  • iPhone XS e XS Max
  • iPhone X e iPhone XR
  • iPhone 8 e 8 Plus
  • iPhone 7 e 7 Plus
  • iPhone 6s e iPhone 6s Plus
  • iPhone SE (1ª geração)
  • iPhone SE (2ª geração)
  • iPod touch (7ª geração)