Twitter pausa programa de verificação de contas mais uma vez

1 min de leitura
Imagem de: Twitter pausa programa de verificação de contas mais uma vez
Imagem: Akshar Dave/Unsplash

O Twitter anunciou nesta sexta-feira (13) que está suspendendo, de novo, as inscrições para o seu programa de verificação que concede o "selo azul" para contas "autênticas, notáveis e ativas". A suspensão ocorre após a plataforma admitir que autenticou várias contas falsas, provavelmente acionadas por uma botnet.

Não é a primeira vez que o microblog do passarinho interrompe o seu programa de verificação. A plataforma teve que apertar o "pause" do programa também em 2017, após receber várias críticas por autenticar a conta de um dos organizadores da manifestação "Unite the Right", que reuniu grupos de extrema direita e supremacistas brancos na cidade de Charlottesville, EUA, naquele ano.

A volta da verificação de contas em 2021

A plataforma retomou o programa, com uma nova versão, no dia 20 de maio passado, mas teve que interrompê-la uma semana depois, por ficar abarrotada com uma avalanche de pedidos. Após um "respiro", o Twitter voltou a aceitar novos pedidos, com a identidade dos usuários podendo ser confirmada com a apresentação de um website oficial, documento de identidade emitido pelo governo ou endereço de e-mail oficial.

Ao interromper, hoje, o programa do selo azul, o Twitter Verified esclareceu em um tuíte que a pausa é temporária, e se destina a "fazer melhorias na inscrição e no processo de revisão". Para quem já se inscreveu no programa e está esperando resposta, existe uma chance de aprovação, pois a plataforma garantiu que analisará as solicitações recebidas "o mais rápido possível".

Para quem ainda estava esperando para enviar seu pedido de verificação de conta, o recado é: "Queremos acertar as coisas e agradecemos sua paciência".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.