Twitter lança concurso para criar algoritmo que corte imagens

1 min de leitura
Imagem de: Twitter lança concurso para criar algoritmo que corte imagens
Imagem: Pixabay

O Twitter apresentou na última sexta-feira (30) um concurso para buscar melhorias no algoritmo de recorte automático de imagens na rede social.

A ideia é reforçar com auxílio externo o sistema de Inteligência Artificial que realiza adequações nas fotos postadas na plataforma sem viés de gênero ou etnia, por exemplo. Situações muito similares foram detectadas primeiro a partir de uma denúncia e, posteriormente, em estudos internos no Twitter: especialmente em fotos com mais de uma pessoa, o sistema tendia a destacar rostos de pessoas brancas e mulheres.

Para isso, a empresa vai compartilhar os códigos usados para gerar o recorte de imagens e avaliar as modificações da comunidade a partir dos mais variados métodos.

Em busca do melhor

O concurso vai acontecer nos moldes das competições de segurança, em que hackers são desafiados a invadir sistemas e aplicativos. O anúncio dos vencedores até vai acontecer no DEF CON AI Village, em 8 de agosto, com a apresentação dos melhores trabalhos.

A melhor alteração no algoritmo receberá um prêmio de US$ 3,5 mil, mas outras categorias também serão premiadas, como o Mais Inovador e o Mais Generalizante (ou seja, que pode ser aplicado para outras categorias). Interessados devem preencher um formulário e ler todo o regulamento na plataforma HackerOne.

Até o momento, como medida provisória após o pedido oficial de desculpas, o serviço passou a exibir imagens inteiras nos aplicativos para dispositivos móveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.