TikTok apaga mais de 500 mil contas de menores de idade na Itália

1 min de leitura
Imagem de: TikTok apaga mais de 500 mil contas de menores de idade na Itália
Imagem: TikTok
Avatar do autor

A rede social chinesa TikTok removeu aproximadamente 540 mil perfis de usuários italianos da plataforma. O motivo é uma requisição realizada por uma autoridade nacional de dados, que pediu o bloqueio da plataforma aos usuários menores de 16 anos.

No começo de 2021, como medida inicial, o TikTok pediu que os usuários localizados na Itália confirmassem a idade. Ao todo, cerca de 400 mil perfis que declararam ter menos de 16 anos, enquanto outros 140 mil tinham menos de 13 anos.

A campanha na Itália contra o acesso de crianças ao serviço começou em janeiro de 2021, quando uma menina de 10 anos morreu ao participar de um perigoso "desafio" que circulava na ferramenta.

Muito trabalho pela frente

Além disso, o TikTok vai tomar outras medidas que impeçam o acesso de crianças à ferramenta, incluindo funções de inteligência artificial para ajudar a identificar usuários que estejam descumprindo as regras de idade. Além disso, no começo do ano ele determinou que menores de 16 anos teriam contas consideradas como privadas.

A rede social comentou ao site TechCrunch que está testando também uma forma de permitir que usuários ainda menores de idade, porém acima ou igual a 13 anos de idade, possam usar normalmente o serviço. Para isso, entretanto, ele terá que adotar mais medidas de moderação e proteção de dados.

TikTok apaga mais de 500 mil contas de menores de idade na Itália