Deepfakes de Tom Cruise viralizam no TikTok

1 min de leitura
Imagem de: Deepfakes de Tom Cruise viralizam no TikTok
Imagem: Tiktok/deeptomcruise

Desde a última terça-feira (23), Tom Cruise vem fazendo sucesso com vídeos postados no TikTok, nos quais aparece em diferentes situações. Com isso, milhares de fãs do ator passaram a seguir a conta achando se tratar dele mesmo, mas na realidade é um deepfake da estrela de Hollywood, segundo o The Daily Beast.

Nos vídeos virais, o astro (ou uma versão falsa dele) de filmes como Missão Impossível e Top Gun aparece contando sobre um encontro com o ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev, jogando golfe e até fazendo mágica com uma moeda (veja abaixo), além de dar sua risada característica.

Apesar da enorme semelhança com o Cruise da vida real, a publicação aponta algumas marcas que ajudam a identificar o vídeo falso postado no app chinês. Uma delas é o tamanho do ator, que na versão deepfake é mais alto do que o verdadeiro. A aparência mais jovial (ele tem atualmente 58 anos de idade) e a voz diferente também chamaram a atenção dos analistas.

@deeptomcruise

I love magic!

? original sound - Tom

Postados pelo perfil @deeptomcruise, que já tem mais de 226 mil seguidores até o momento, os deepfakes acumulam milhões de visualizações e uma enorme quantidade de comentários. Questionada pelo veículo sobre uma possível violação dos termos de uso do serviço com a postagem dos vídeos manipulados, a plataforma chinesa não respondeu.

Manipulação de vídeos

O Tom Cruise falso é apenas um dos muitos exemplos do que a tecnologia de deepfake pode fazer. Essa técnica começou a ganhar destaque em 2017 no Reddit, quando vários vídeos falsos promovidos por seguidores do então presidente americano Donald Trump viralizaram na rede social.

Usando um programa de reconhecimento facial e sistemas de inteligência artificial conhecidos como auto-codificadores variacionais (VAEs), é possível trocar o rosto da pessoa real, que aparece no vídeo, por outra imagem qualquer, manipulando o vídeo para gerar resultados bastante realistas como os vistos nestas montagens compartilhadas via TikTok.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.