menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook lança programa de monetização para criadores no Brasil

Os streamers poderão cobrar uma taxa mensal dos fãs para acesso a conteúdos exclusivos na rede social

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule29/06/2020, às 14:00

Facebook lança programa de monetização para criadores no BrasilFonte:  Facebook/Divulgação 

Imagem de Facebook lança programa de monetização para criadores no Brasil no tecmundo

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (29) a expansão do seu programa de assinaturas de fãs para mais países, oferecendo aos streamers de jogos e demais criadores de conteúdos a possibilidade de gerar receita. Brasil, Austrália, México, Canadá e Tailândia passam a contar com a novidade.

A ferramenta, lançada em 2018, estava disponível somente para um pequeno grupo de criadores dos Estados Unidos e do Reino Unido. Eles podem cobrar uma taxa mensal dos fãs de US$ 4,99 (o equivalente a R$ 27,25, pela cotação do dia), referente à disponibilização de conteúdos exclusivos — os assinantes recebem um selo de fã.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Para fazer parte do programa, o criador deve atender a alguns critérios de elegibilidade. Entre eles, há a exigência de ter pelo menos 10 mil seguidores ou 50 mil engajamentos de postagem, além de outros requisitos. Também é necessário seguir as políticas de monetização para parceiros do Facebook.

As ferramentas estarão disponíveis em breve no Brasil.As ferramentas estarão disponíveis em breve no Brasil.

Os streamers interessados em ganhar dinheiro com as assinaturas de fãs poderão se inscrever por meio da página do programa, desde que cumpram os requisitos. É importante saber que a rede social fica com até 30% do valor da assinatura mensal, descontando apenas dos assinantes obtidos a partir de 1º de janeiro deste ano.

Outras formas de ganhar dinheiro

Além do programa de assinaturas, outra ferramenta de monetização que será lançada no Brasil e outros países é o Facebook Stars. Trata-se de uma moeda virtual utilizada para dar dicas aos seus criadores favoritos.

Usadas para monetizar vídeos ao vivo e criar uma base de fãs leais, as estrelas do Facebook permitem que os compradores apareçam em destaque nos comentários das transmissões, interagindo com os streamers.

A rede social também vai permitir a inclusão de anúncios gráficos em vídeos curtos e anúncios em vídeos ao vivo, além de atualizar a ferramenta Creator Studio, que ajuda a gerenciar a presença dos streamers na plataforma.