Copiando TikTok, Instagram testa recurso de vídeo exclusivamente no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Copiando TikTok, Instagram testa recurso de vídeo exclusivamente no Brasil

O Instagram, mais uma vez, vai surrupiar funções de aplicativos concorrentes para não perder o brilho e continuar influente. Desta vez, uma engenheira de software descobriu no aplicativo novas ferramentas para edição de vídeo chamadas "Scenes", que lembram o conjunto de recursos presentes no TikTok. Posteriormente, o Instagram admitiu o teste, o qual está acontecendo apenas no Brasil por enquanto.

A novidade, segundo descreve o The Verge, permite que o usuário adicione músicas, efeitos, ajuste a velocidade e misture arquivos com facilidade. Além disso, o Scenes também permite combinar vídeos diferentes de forma similar aos duetos do TikTok. A ferramenta também teria suporte para recursos de realidade aumentada, como filtros especiais.

(Fonte: Jane Manchun Wong/Reprodução)

De acordo com a programadora Jane Manchun Wong, que é conhecida por fazer engenharia reversa no aplicativo, a funcionalidade já estava sendo testada anteriormente, mas era chamada de Clips. Em setembro tivemos relatos de que a empresa já estava testando a novidade, mas as informações pararam por aí.

Como usar

Em nota oficial, a rede social explicou como usar a novidade. "Basta acessar diretamente da câmera do Instagram para começar. Depois de criar Cenas, é possível compartilhar no stories, para a lista de melhores amigos, ou até mesmo no direct. Durante o teste, também vamos destacar algumas Cenas na aba Explorar".

Algumas ferramentas de Cenas que ajudam na criatividade:

  • Música, onde você pode selecionar uma música da biblioteca de músicas do Instagram para incluir em sua Cena;
  • Velocidade, que permite acelerar ou diminuir a velocidade do seu vídeo. A velocidade é ótima para sincronização labial, para manter uma certa batida ou para vídeos em câmera lenta;
  • Temporizador e contagem regressiva, para que o usuário possa gravar com as mãos livres ou usar o temporizador para sincronizar a sua gravação com a música;
  • Ferramenta Fantasma, que possibilita sincronizar diferentes trechos, ordenar facilmente as suas gravações para fazer alterações personalizadas e gravar com várias pessoas.

As Cenas podem ser gravadas em vários trechos, para que o usuário possa juntar rapidamente diferentes cortes. Também é possível revisar o trecho clicando na imagem, ou excluí-lo e gravá-lo novamente.

Ameaça

Em 2018, Mark Zuckerberg apresentou o Lasso, aplicativo voltado para vídeos curtos feito para bater o TikTok, mas a ideia acabou não deslanchando, e o serviço chinês continua ganhando mais terreno. O sucesso do app da empresa chinesa ByteDance é tão grande que a criadora lançou um celular inspirado no uso na plataforma para o mercado chinês.

A adoção de ferramentas inspiradas no TikTok dentro do Instagram pode ser a forma mais eficaz que o Facebook possui para brigar com o aplicativo chinês, que já chegou a bater o WhatsApp em downloads. Colocar recursos similares ao app dentro da rede social que já tem mais de 1 bilhão de usuários pode auxiliar a frear o crescimento do concorrente, assim como ocorreu com o Snapchat.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.