menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook bane perfis e páginas extremistas acusadas de incitar ódio

A rede social decidiu remover o conteúdo de perfis e páginas de personalidades que promovem o discurso de ódio e todo tipo de preconceito na plataforma

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

schedule03/05/2019, às 09:45

Facebook bane perfis e páginas extremistas acusadas de incitar ódioFonte:

Imagem de Facebook bane perfis e páginas extremistas acusadas de incitar ódio no tecmundo

As páginas no Facebook de algumas figuras ligadas a grupos de extrema direita foram bloqueadas pela rede social por promoverem discursos de ódio. A proibição se estende também para o Instagram desses usuários, visto que o aplicativo de fotos pertence ao Facebook e a plataforma considera perigoso o conteúdo dessas pessoas.

Alex Jones não é novato no mundo dos banimentos de redes sociais: em março de 2018 ele foi expulso do Twitter

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Um dos bloqueados da rede social foi Alex Jones, fundador do site de extrema direita InfoWars, famoso pela disseminação de teorias da conspiração e fakenews, além de Paul Joseph Watson, contribuidor do mesmo site. Outro foi Milo Yiannopolous, ex-editor da publicação Breitbart News e autor de comentários polêmicos sobre a hebefilia, que é a atração sexual de adultos por jovens de 11 a 14 anos de idade.

Banido de novo

Alex Jones não é novato no mundo dos banimentos de redes sociais: em março de 2018 ele foi expulso do Twitter e o Facebook já estava de olho nele há um tempo, como mostram emails vazados da rede social de Mark Zuckerberg que o consideram uma “figura de ódio” na plataforma.

Páginas do Facebook ligadas a essas pessoas também serão removidas

Em uma declaração para o site Gizmodo, o Facebook afirmou: “Sempre banimos indivíduos ou organizações que promovem ou praticam violência e ódio, independentemente da ideologia. O processo de avaliação de potenciais infratores é extenso e é o que nos levou à nossa decisão de remover essas contas hoje”.

Intolerância intolerada

Além dos perfis já citados, entre outros banidos do Facebook estão o neonazista e defensor da supremacia branca Paul Nehlen, o antissemita e líder do grupo religioso Nation of Islam Louis Farrakhan e a ativista política e antimuçulmana Laura Loomer, que já havia sido banida de serviços como o Uber e o Lyft ainda em 2017 por seu discurso de ódio.

Páginas do Facebook ligadas a essas pessoas também serão removidas, assim como plataformas de fãs ligadas a essas páginas. Para se ter uma ideia, só Alex Jones era administrador de 22 delas, que foram todas removidas da rede social.