Fotos postadas por usuários no Flickr viram obra de arte em museu

1 min de leitura
Imagem de: Fotos postadas por usuários no Flickr viram obra de arte em museu

Postar fotos na internet, seja selfies, paisagens ou imagens de nossos animais de estimação, virou hoje uma atividade tão rotineira quanto tomar café ou ver televisão. Essa paixão - ou obsessão - dos internautas em compartilhar imagens acabou motivando uma intervenção artística do holandês Erik Kessels. Ele imprimiu nada menos do que 350 mil imagens postadas em um único dia no Flickr e então empilhou as fotografias em uma sala do Museu de Arte Moderna de São Francisco, nos Estados Unidos.

A intervenção faz parte da exibição “Snap + Share”, que expõe diferentes obras de artes, equipamentos fotográficos e outros objetos para explorar o papel fundamental que a fotografia ocupa hoje no dia a dia de qualquer um. A exibição abriu dia 30 de março e segue até 4 de agosto, reunindo obras de vinte artistas.

A pilha de fotografias reunidas por Erik Kessels, além de mostrar a dimensão (literalmente) que a postagem de imagens assume hoje na internet, também discute o quanto essas postagens são efêmeras e se perdem em um mar de outras imagens. Ao se aproximar das fotos jogadas no chão, o visitante do museu pode encontrar fotos simples e banais do cotidiano de diferentes pessoas. Mas basta se distanciar e dar um passo para trás para que não seja possível mais discernir uma foto da outra, nem o que está impresso ali.

A exibição também resgata um meme que fez sucesso anos atrás. Em 2009, o artista David Horvitz tirou uma foto de si mesmo colocando a cabeça dentro de um freezer e então compartilhou a imagem na internet. Ele convocou outros internautas a fazer o mesmo, usando a hashtag #241543903. Curiosamente, o desafio viralizou ao redor do mundo e várias das fotos postadas estão agora expostas no Museu de Arte Moderna de São Francisco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.