Como excluir seu perfil do Google+ e manter seus dados seguros

1 min de leitura
Imagem de: Como excluir seu perfil do Google+ e manter seus dados seguros

Na última segunda-feira, 10/12, a Google anunciou que vai acelerar o encerramento do Google+. A princípio, o G+ só seria fechado em agosto de 2019. No entanto, após uma falha de segurança na rede social ter exposto os dados de 52,5 milhões de usuários, a empresa decidiu antecipar sua extinção.

Neste tutorial você aprender a criar uma cópia dos dados do seu perfil e a excluí-lo, a fim de manter sua privacidade intacta.

Como criar um backup do seu perfil do Google+

Antes de excluir seu perfil, talvez você queira salvar algumas informações para uma consulta posterior. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Acesse o site do Google Takeout;

2. Confirme se está logado nele com a conta que deseja fazer as alterações (caso possua mais de uma);

3. Marque as opções relacionadas ao Google+ (+1s do Google+ em sites, Círculos do Google+, Comunidades do Google+ e Fluxo do Google+);

4. Clique em “Próxima”;

5. Escolha o tipo de arquivo a ser gerado, o tamanho máximo dos pedaços (caso o arquivo inteiro seja maior), o método pelo qual deseja receber os links para download e clique em “Criar Arquivo”. As setas para baixo indicam mais opções;

6. Agora, é só aguardar o processo terminar;

7. No final, os links de download serão enviados da forma que você escolheu antes. Você tem até 7 dias para baixar os arquivos antes que os links expirem.

Como excluir seu perfil do Google+

Backup realizado, agora é hora de deletar o perfil, para ele não seja acessado posteriormente, por algum intruso. Os outros produtos da Google não são afetados, sendo assim, não precisa se preocupar. Para excluí-lo, siga os passos abaixo:

1. Verifique se você fez login na conta correta (caso possua mais de uma) e acesse este link. Se estiver na conta correta, clique em “Próxima”;

2. Leia todas as informações e marque as duas caixas de seleção. Clique em “Excluir”.

3. Conclua seguindo os passos na tela.

Pronto! Fazendo isso, você vai estar assegurando que nenhum dado do seu perfil do Google+ será acessado até que a rede seja, finalmente, encerrada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.