Instagram bloqueia buscas que acessam posts sobre distúrbios alimentares

1 min de leitura
Imagem de: Instagram bloqueia buscas que acessam posts sobre distúrbios alimentares
Avatar do autor

Uma investigação da BBC fez com que o Instagram tomasse medidas para impedir o acesso de usuários a filtros específicos sobre distúrbios alimentares, como algumas hashtags relacionadas ao assunto, para evitar que informações negativas sobre isso se espalhem entre as pessoas e, mais ainda, impedir que haja uma glamourização dessas doenças.

Não toleramos conteúdo que incentive transtornos alimentares e usamos ferramentas e tecnologias poderosas para ajudar a identificá-lo e removê-lo

Desde 2012 que o Instagram toma o cuidado de avaliar alguns tipos nocivos de hashtags para bloqueá-los, limitando o acesso dos usuários a certos temas proibidos pela plataforma ou que possam posar como um risco para as pessoas. A investigação da publicação inglesa mostrou uma grande quantidade de perfis e publicações que incentivam práticas que podem causar anorexia, bulimia e outros tipos de desordem alimentar.

Nenhum resultado a demonstrar

Agora, a busca por esse tipo de problema – entre outros já bloqueados pelo Instagram – não vai mostrar nenhum resultado na plataforma. A rede social se esforçou para conseguir desativar também meios alternativos de buscar postagens sobre esse assunto, inclusive levando em conta versões com a digitação alterada para burlar o bloqueio.

Uma declaração feita por um porta-voz do Instagram disse o seguinte: “Não toleramos conteúdo que incentive transtornos alimentares e usamos ferramentas e tecnologias poderosas – incluindo relatórios no aplicativo e machine learning – para ajudar a identificá-lo e removê-lo. No entanto, reconhecemos que esta é uma questão complexa e queremos que as pessoas que lutam para ter saúde mental possam obter apoio no Instagram quando e onde precisarem. Nós, portanto, vamos além da simples remoção de conteúdo e hashtags, e adotamos uma abordagem holística, oferecendo às pessoas que procuram ou postam determinados conteúdos a opção de acessar dicas e apoio, conversar com um amigo ou entrar em contato diretamente”.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Instagram bloqueia buscas que acessam posts sobre distúrbios alimentares