Redes Sociais

Facebook está trabalhando na atualização do recurso 'Amigos Próximos'

Recurso já existia há anos, mas nunca fez sucesso entre os usuários. Este, agora, será reformulado

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

04/10/2018, às 17:00

Facebook está trabalhando na atualização do recurso 'Amigos Próximos'

Fonte:

Imagem de Facebook está trabalhando na atualização do recurso "Amigos Próximos" no tecmundo

O Facebook não está medindo esforços para ampliar sua plataforma. Com outro foco da recente nova forma de publicação de vídeos, o intuito agora é atingir os usuários comuns. O recurso "Amigos próximos" (em inglês: Nearby Friends) está para ser refeito, visto que já existe há 4 anos e não recebeu muita atenção.

Basicamente, a função do recurso é compartilhar a localização do usuário e de seus contatos, buscando facilitar encontros. Quando implementado pela primeira vez, não tinha uma interface muito amigável e não foi se popularizou — principalmente pela falta de confiança com a rede social, envolvida em diversas polêmicas.

Essa iniciativa do Facebook é também competir frente a frente com o Snapchat. Assim como o recurso Stories — presente no Facebook, Instagram e chamada de Status no Whatsapp — o recurso se assemelha bastante com a função oferecida pela competidora. O Snapchat possui o Snap Map desde 2017, recurso que permitia visualizar eventos, notícias e localização de amigos com bastante precisão (mas apenas com autorização do usuário).

A diferença entre as duas aplicações é que, no caso do Facebook, a localização compartilhada não é exata, mas sim aproximada. Iniciativa tomada, provavelmente, para evitar rejeição do recurso por problemas de privacidade.

A rede social também trabalhou em uma apresentação de status feita por Emojis (chamado Your Emoji), capaz de representar o humor e a disponibilidade de usuários. Esse recurso pode ser implementado junto ao Nearby Friends para melhor interatividade entre amigos. E, quem sabe, promover mais encontros pessoalmente.

E você? Adotaria o novo recurso do Facebook?



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.