Twitter já tinha prometido e agora começa a barrar apps de terceiros

1 min de leitura
Imagem de: Twitter já tinha prometido e agora começa a barrar apps de terceiros

Twitter anunciou no final do ano passado que faria mudanças na interface de aplicações de apps de terceiros e adiou essa atualização no começo de abril — inicialmente, por tempo indeterminado. Agora, essa medida passa mesmo a vigorar a partir de hoje (16) e vai afetar utilitários populares, como o Tweetbot, Twitterrific, Talon, Tweetings, entre outros.

A novidade foi comunicada oficialmente — e discretamente — pela própria companhia e foi notada por vários usuários desses softwares. O microblog até admite que algumas das boas iniciativas — a exemplo do Twitter para iMac e para iPhone e da atualização com uso de gestos — vieram de desenvolvedores de fora da empresa.

A razão para isso, de acordo com diretor Rob Johnson, é “entregar a melhor experiência com os apps criados pelo próprio Twitter para iOS e Android”, como o Periscope, as enquetes, entre outros recursos embutidos no aplicativo. Isso significa que as ferramentas complementares devem parar de funcionar ou oferecer tarefas limitadas.

Essa é mais uma medida para concentrar os usuários e encontrar maneiras de monetizar essa audiência na plataforma. Como muitas das boas ideias de uso da rede social surgiram de pessoas de fora da companhia, é bem provável que haja muita reclamação — e foi justamente por isso que as alterações demoraram para entrar em vigor.

E você, o que acha sobre isso? Manda bala nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.