15 dicas para fotografar retratos, imagens noturnas e mais

2 min de leitura
Imagem de: 15 dicas para fotografar retratos, imagens noturnas e mais

Fotografar é algo que demanda bastante atenção e prática; afinal, para conseguir boas fotos, é preciso conhecer bem o equipamento que está sendo utilizado para tirar o melhor dele. Além disso, há algumas técnicas que podem dar uma boa ajuda na hora de fazer aquele clique único. Duvida? Veja algumas dicas de fotografia que podem te ajudar:

Seja amigo do modo automático

O modelo está numa pose natural e espontânea? O pássaro pousou bem do seu lado numa ótima pose? Aproveite o modo automático!

Técnicas noturnas

O flash é uma opção, mas é bem melhor se houver outra forma de fotografar à noite, né? Assim, se a sua câmera tiver controles manuais, aumente o ISO e busque uma fonte de luz intermediária.

Capriche no pôr-do-sol

O pôr do sol é um dos melhores momentos para bater belas fotos. Lentes grandes angulares são boas opções nestes momentos, por conseguirem captar cenas amplas.

Espontaneidade é tudo

A pessoa deu uma boa risada de uma piada? Há alguém com um olhar especial? Aproveite oportunidades assim para fotografar belos retratos!

Consiga efeito de véu na água

Para conseguir o efeito de véu nas fotos com água, é preciso que você possua uma câmera com controles manuais. Basta deixar a velocidade do obturador lenta!

Garanta o foco

É importante que sua câmera esteja bem estável na hora do clique, para que nada fique borrado. Caso você não tenha um tripé, procure algum lugar para apoiar o equipamento.

Treine o olhar

Já pensou como os menores detalhes podem render belas fotos? Repare no que está à sua volta e você com certeza irá encontrar algo interessante para registrar!

Cuidado com o fundo

É importante se preocupar com o fundo para que este não chame mais atenção do que o assunto fotografado, ou que simplesmente não combine com a composição que você pensou.

Sorrisos nos retratos

Um belo sorriso é capaz de melhorar qualquer fotografia. Assim, tente fazer com que seu modelo sorria de forma natural e espontânea, para que a foto fique ainda melhor.

Fotos em grupo

Juntou a galera e quer registrar o momento de uma forma legal? Peça para todos pularem juntos, com certeza renderá bons cliques.

Fotografando crianças

Como as crianças costumam ser bem agitadas, pode ser bacana ter algum brinquedo ou algo que interesse eles. Assim, será mais fácil conseguir fotos bonitas.

Fotografe em veículos

Tente abrir a janela do veículo para evitar que reflexos apareçam nas suas fotos. Caso não seja possível, aproxime bastante a câmera do vidro ou simplesmente utilize o reflexo com criatividade.

Uma composição simples é melhor

Muitos elementos em uma mesma foto podem distrair o olhar de quem vê a imagem. Assim, priorize apenas aquilo que é realmente importante.

Não tenha medo do ISO

Se estiver muito alto, o ISO pode acabar deixando um efeito granulado na foto. E quem disse que isso é ruim? Além disso, é melhor ter um pouco de ruído do que sair sem foto alguma, né?

A hora mágica

Essa dica funciona para fotografias feitas tanto no celular quanto com câmera. O horário que inclui meia hora antes do sol se pôr e meia hora depois possui uma luz bonita e suave, perfeita para fotos com belos tons dourados. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.