Há tempos o Instagram deixou uma rede social para postar apenas fotos. Desde que foi criada, apenas a imagem em formato quadrado no feed permanece. Muitas mudanças foram adicionadas ao aplicativo; as mais recentes foram inspiradas no Snapchat, como Stories, figurinhas, filtros e GIFs.

A “inspiração” desta vez é na forma como os usuários adicionam amigos na rede social. Segundo o site especializado em tecnologia americano TechCrunch, a empresa lançará, em breve, as Nametags, que são códigos personalizados e funcionarão igual aos Snapcodes.

1

Com a novidade, qualquer pessoa poderá criar uma imagem única da sua conta e, a partir desse padrão específico, enviá-la para um contato adicioná-lo nas redes sociais. Ainda haverá a possibilidade de fotografar o código com a câmera do  Instagram; quando isso for realizado, o aplicativo redireciona o usuário para o perfil.

A empresa já começou a testar no mercado. Apenas duas diferenças foram notadas: o usuário poderá usar emojis ou colocar cores de fundos na sua Nametag.

Qual é o objetivo das Nametags?

Não é só a vontade de copiar o Snapchat. Os códigos são um modo mais simples de divulgar páginas e contas, de seguir uma pessoa que conheceu recentemente sem precisar ficar soletrando o nome de usuário.

1

Contudo, a empresa está mirando mesmo é nas contas comerciais. Com essa funcionalidade, os anunciantes terão mais uma opção de promover seus produtos de forma criativa e convergente. A Nametag pode fazer parte de uma campanha na TV ou um anúncio impresso, por exemplo. Você se lembra da ação do Sprite com códigos do Snapchat nas latas? Então, existe mercado disponível para isso.

Ainda não há previsão de quando as Nametags serão liberadas, mas uma coisa é certa: em breve você precisará atualizar o app no celular.

O que achou da ideia? Deixe sua opinião nos comentários!