Facebook usa a Wikipedia em nova ferramenta para checar fake news

1 min de leitura
Imagem de: Facebook usa a Wikipedia em nova ferramenta para checar fake news

O Facebook, assim como outras gigantes da tecnologia, vem desenvolvendo mais recursos para combater as notícias e perfis falsos e nesta terça-feira (03) a rede social lançou uma nova ferramenta chamada “About This Article” (“Sobre Este Artigo”), que estava em testes desde o ano passado. A novidade deve ser distribuída aos poucos e inicialmente somente para os dispositivos móveis e usa conteúdo de apoio da Wikipedia para fornecer mais informações sobre as fontes.

O funcionamento é simples: ao observar a postagem de uma matéria, basta você passear sobre o ícone com “i” no canto inferior direito dela e passar por ele por uns instantes para que uma caixa de diálogo mostre os detalhes a respeito. Dependendo do conteúdo, os dados adicionais podem incluir artigos relacionados, estatísticas e até um mapa indicando onde esse material já foi compartilhado. Caso não hajam referências, o que aparece é uma bandeira vermelha.

Outras ações estão previstas para incrementar esse serviço, a exemplo de mais textos da mesma publicação e a indicação de quais amigos dividiram esse mesmo assunto. Enquanto passa por avaliação apenas nos Estados Unidos, o “About This Article” deve também destacar o portfólio dos autores e a possibilidade de segui-los.

Vale lembrar que o YouTube, a Amazon e a Apple também já utilizam a Wikipedia como fonte e meio para validação de notícias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.