Facebook, Amazon e Apple usam Wikipédia em larga escala doando muito pouco

2 min de leitura
Imagem de: Facebook, Amazon e Apple usam Wikipédia em larga escala doando muito pouco
Imagem: engenharialivre

A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, levou um “tapa com luvas de pelica” há cerca de duas semanas da Wikipédia, quando deu a entender que a plataforma de vídeos estava em uma parceria com a enciclopédia virtual para tentar mitigar a disseminação de vídeos sobre teorias da conspiração. O fato é que a Wikipédia não havia sido avisada do assunto, o que tornou a situação um tanto embaraçosa.

Mesmo assim, parece que não era o YouTube — que faz parte da Google — que merecia esse tratamento por parte da Wikipédia, mas sim outras grandes empresas como Facebook, Apple e especialmente Amazon. Junto com a Google, essas empresas utilizam o conteúdo da Wikipédia em larga escala, mas diferente da gigante das buscas, praticamente não retribuem o favor de acordo com Lisa Gruwell, chefe de finanças da Wikipédia, que falou recentemente com o TechCrunch.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google foi a empresa que mais doou para a Wikipédia, tendo desembolsado mais de um milhão de dólares

Segundo ela, no ano fiscal 2017-2018, a Google foi a empresa que mais doou para a Wikipédia, tendo desembolsado mais de um milhão de dólares. Grandes nomes como Amazon, que usa as informações da Wikipédia extensivamente em sua assistente digital, sequer aparece na lista. Apple e Facebook aparecem na lista de contribuições, mas de forma bem tímida.

Mesmo assim, Gruwell explica que a grande maioria das doações recebidas pela Wikipédia vêm de indivíduos, não de empresas. Tirando fundações não lucrativas, doações de empresas representam apenas 4% de tudo o que a enciclopédia recebe. A executiva é cuidadosa em destacar que alguns dos grandes doadores anônimos podem estar ligados a empresas como Apple, Facebook e Amazon, mas não há como ter certeza disso.

techcrunch

Ela ainda reforça que o conteúdo da Wikipédia é gratuito para uso irrestrito tanto por parte de usuários quanto por parte de empresas. Contudo, ela alerta para uma suposta responsabilidade que grandes corporações poderiam assumir.

Quando pessoas obtêm informação por intermediários como Alexa ou Siri, a oportunidade de pedir uma doação ou edição não existe

“Eu não quero ser o Lorax aqui, mas se você explora demais alguma coisa e você não dá algum tipo de contrapartida, você pode prejudicar essa coisa. No caso da Alexa ou da Siri, nosso conteúdo acaba intermediado. A Wikipédia funciona porque as pessoas podem contribuir e também podem editar. Também, uma vez por ano, quando pedimos doações. Quando essas pessoas obtêm sua informação por intermediários como Alexa ou Siri, essa oportunidade de pedir uma doação ou edição não existe”, explicou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.