Facebook: documento vazado diz que rede 'cresceria a qualquer custo'

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: documento vazado diz que rede 'cresceria a qualquer custo'

Parece que todas as possíveis confusões do Facebook decidiram surgir neste mês de março. Depois do escândalo de coleta de dados, agora o problema está em um memorando enviado pelo Vice-presidente da companhia para os funcionários no ano de 2016. Neste documento, Andrew Bosworth falava sobre estratégias de crescimento (ele liderava "crescimento e aquisição" na época) da rede social.

Até aí nada errado, mas o vazamento conseguido pelo BuzzFeed News está causando bastante burburinho porque diz que "pode ser que alguém morra". A frase solta parece um pouco sem sentido, mas no contexto fica mais fácil entender.

"Nós conectamos pessoas. Isso pode ser positivo. Alguém pode encontrar um amor; talvez um suicida pode ter sua vida salva; conectamos mais pessoas. Isso pode ser negativo: isso pode custar a vida de alguém exposto a bullies; alguém pode morrer num ataque terrorista organizado com nossas ferramentas. Nós conectamos pessoas. É por isso que tudo o que fazemos no crescimento é justificado."

 isso pode custar a vida de alguém exposto a bullies; alguém pode morrer num ataque terrorista organizado com nossas ferramentas

Há ainda outra frase polêmica: "Isso justifica até as práticas questionáveis de importação de contatos". Em resumo, o executivo diz que o Facebook foi criado para juntar pessoas, mesmo que isso aconteça de uma "maneira feia".

Pelo Twitter, ele se justificou dizendo que isso não reflete a real visão da equipe, mas seria somente uma forma provocativa de mostrar à companhia qual o papel da equipe de crescimento. Para o BuzzFeed, até mesmo Mark Zuckerberg falou: "Isso é algo que a maioria das pessoas no Facebook (inclusive eu) discordamos fortemente. Nunca acreditamos que os fins justificam os meios".

Para o Verge, alguns funcionários do Facebook afirmam que esse memorando foi recebido com reações negativas na empresa. Ao mesmo tempo, há quem critique os responsáveis pelo vazamento, chamando essas pessoas de "sabotadores".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.