Saiba como desligar os novos recursos de reconhecimento facial do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como desligar os novos recursos de reconhecimento facial do Facebook

A notificação já está aparecendo na linha do tempo de todos os usuários do Facebook: a partir de agora, a rede social está expandindo as possibilidades de uso do reconhecimento facial.

Até então, ao postar uma foto, o Facebook apresentava uma lista com sugestões para a marcação de amigos e conhecidos presentes na imagem.

Recepção controversa do reconhecimento facial no Facebook

A nova medida é anunciada pelo Facebook como aprimoramento da tecnologia para a própria segurança de usuário. Segundo a plataforma, o site notificaria o usuário caso alguma foto houvesse sido postada, ainda que não tenha a marcação. O recurso também impediria perfis falsos de utilizarem a foto de algum usuário sem a devida autorização.

O desenvolvimento da tecnologia de identificação pessoal através dos traços faciais vem sendo otimizado já há alguns anos pelo Facebook. O resultado das atualizações nesse ramo é bastante controversa.

De um lado, a tecnologia pode beneficiar os usuários, por exemplo, auxiliando na recuperação de senha ao utilizar as características biométricas pessoais. Por outro, a liberação do recurso de identificação pode ser entendida como violação de privacidade, como ocorreu na União Europeia, onde o recurso ainda hoje é proibido por decisão judicial.

reconhecimento facial

Como desativar reconhecimento facial no Facebook

É possível que, em função da recepção das novas medidas entre os usuários, o Facebook permita hoje que os recursos de reconhecimento facial sejam facilmente desativados.

Para isso, basta entrar em "Configurações" e clicar na opção "Reconhecimento facial", que aparece no menu lateral. O usuário deverá responder "Não" para a pergunta "Deseja que o Facebook possa reconhecer você em fotos e vídeos?"

O padrão da rede social é manter a opção automaticamente ativada. Por isso, é importante a desativação manual por parte de quem não quer utilizar a ferramenta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.