Vero: passado de fundador gera forte campanha contra a rede social

2 min de leitura
Imagem de: Vero: passado de fundador gera forte campanha contra a rede social

Mal o Vero surgiu prometendo ser a rede social definitiva, livre de propagandas ou algoritmos, e parece que já temos problemas que podem fazer o serviço afundar antes mesmo de começar. O motivo para isso? Aparentemente, o passado do cofundador do app, Ayman Hariri, é bastante nebuloso, ao ponto de levar o público a criar a campanha #DeleteVero.

Filho do bilionário ex-Primeiro Ministro Libanês Rafic Hariri, assassinado em 2005, Ayman ganhou fama nos últimos anos por seu trabalho como presidente da construtora Saudi Oger. Infelizmente, seu nome não ficou conhecido pelo melhor dos motivos: a empresa fechou em 2017 pelo que o jornal Bloomberg descreveu como “anos de mal gerenciamento”, gerando US$ 3,5 bilhões em dívidas.

A pior parte disso, no entanto, foi o fato de ela ter deixado milhares de empregados sem pagamento. Segundo um relato feito pela Reuters em 2016, seus milhares de funcionários migrantes foram deixados em um acampamento no deserto em condições deploráveis, com acesso limitado a comida, água ou tratamento médico, na espera de seus salários que já estavam atrasados há oito meses.

Funcionário Saudi OgerAcima, o cenário de um dos acampamentos onde estão os funcionários da companhia

Como resultado, muitos preferiram abandonar a rede social, em um misto de protesto e medo do que pode vir a acontecer com o Vero sob comando de alguém com um histórico desses. Muitos, é claro, continuam em um impasse quanto ao #DeleteVero, mas não há como negar que a polêmica está ganhando muita força.

Os problemas continuam

É importante notar que, embora essa tenha sido a gota d’água para boa parte do público, os termos de serviço do Vero já foram suficientes para levantar dúvidas de muita gente em pular para dentro da rede social. Isso porque as postagens feitas por você seriam supostamente livres para que a plataforma o use como quiser – embora, quando questionada, a empresa tenha esclarecido que os direitos autorais de seus posts continuam sendo seus.

Seja como for, o fato é que isso levou muitos a deixarem a plataforma, o que levou à descoberta de um novo problema: não há uma maneira simples de deletar sua conta. Para fazer isso com o Vero, sua única opção é enviar um pedido diretamente para o suporte da empresa.

Se o Vero ainda tem chances de sobreviver depois de tamanhos problemas? É até possível, mas convenhamos que o quadro da rede social definitivamente não é nada bom. Resta esperar para ver qual será a reação da companhia diante de tudo isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.