Aprenda como usar o Marketplace do Facebook para negócios e muito mais

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda como usar o Marketplace do Facebook para negócios e muito mais

Já faz tempo que o Facebook se tornou um ambiente de compra e venda de tudo o que se possa imaginar, mas as transações ficavam restritas aos grupos, sem uma organização muito intuitiva para os usuários. Só que a empresa viu uma oportunidade no segmento e, para concorrer com a OLX, lançou o seu próprio ambiente de marketplace.

Agora os usuários podem pesquisar produtos por categorias, faixa de preço e localização, além de outros recursos que tornam o aplicativo ainda mais movimentado para os amantes de pechincha.

Só que a função não foi inserida para intermediar os pagamentos, como acontece no Mercado Livre, por exemplo. Fica por conta do comprador combinar com o vendedor as opções de pagamento, troca e entrega, como acontece na OLX e em outros sites de classificados. Aliás, o termo "classificados" é o que mais se aproxima da proposta do Marketplace da rede social.

Como usar o Marketplace do Facebook?

Para ter acesso ao novo mercado, é simples. No próprio aplicativo do Facebook, para Android ou iOS, basta clicar no ícone dedicado ao ambiente, localizado na barra inferior.

Se você quiser, também é possível acessá-lo por meio do site via computador; é só clicar aqui.

É importante esclarecer que a liberação do recurso está acontecendo aos poucos, e o Facebook não revelou quando todos os brasileiros terão acesso a ele. Por enquanto, apenas alguns países conseguem usar; se o seu app não tem a opção ou você não consegue acessar o site, é só aguardar: em breve você conseguirá.

Como vender pelo Marketplace?

Quando estiver dentro do Marketplace, basta inserir as informações do produto que deseja vender, assim como o faria em um grupo. Adicione fotos, clicando no ícone da câmera, e preencha todas as descrições, incluindo preço, categoria, localização e especificações. É possível ainda ativar um botão quando a entrega ficar por sua conta.

Feito tudo, é só clicar em "Avançar". Na tela seguinte, você informa se a sua oferta deve ser publicada no Marketplace (de maneira pública, inclusive para quem não é seu amigo), somente no seu perfil (de acordo com a privacidade da sua conta) ou em ambos.

Prontinho. Agora é só aguardar as propostas e ficar atento às notificações de novas mensagens.

Como navegar e comprar?

Para quem já está acostumado com outros aplicativos, como Enjooei e OLX, a navegação é bem intuitiva e simples.

Você poderá filtrar os anúncios que quer ver, desde uma TV até um imóvel, pelas categorias de cada um, pelo preço que está disposto a pagar. Se quiser algo perto, pode selecionar a localização e vasculhar os anúncios dessa região.

Se você gostar de alguma oferta, pode adicionar um comentário com dúvidas para o vendedor ou enviar uma mensagem para ele. Se achar algo interessante para outra pessoa, basta compartilhar com ela ou salvar o anúncio para ver mais tarde.

O Facebook sempre foi uma referência em compra e venda de usados, mas será que com o novo recurso ele conseguirá desbancar a OLX? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.