Facebook M, a inteligência artificial da rede social, vai ser desativada

1 min de leitura
Imagem de: Facebook M, a inteligência artificial da rede social, vai ser desativada

Três meses após ter sido lançada oficialmente no Brasil, a plataforma Facebook M deve ser descontinuada pela empresa. A assistente pessoal com inteligência artificial que era utilizada por meio de texto no Messenger deve deixar de funcionar no próximo dia 19 de janeiro conforme declarou a companhia.

O Facebook M ficou conhecido por ter “treinadores” humanos para desenvolver sua inteligência artificial e por fazer diversos tipos de sugestão para quem conversa via Messenger. Ele detecta elementos em sua conversa, como a menção de algum encontro ou compromisso, ou alguma ocasião especial, e propõe a criação de lembretes com alarme, a possibilidade de fazer pagamentos online ou de enviar stickers parabenizando alguém pelo aniversário, por exemplo.

a

Sabedoria acumulada

Talvez com alguns recursos diferentes, mais voltados aos negócios, a plataforma poderia ter sido mais bem-sucedida

Mesmo com o cancelamento do recurso, o Facebook afirmou que a experiência foi enriquecedora: “Lançamos este projeto para saber o que as pessoas precisavam e esperavam de um assistente e nós aprendemos muito”, disse a empresa em um comunicado. “Estamos levando essas informações úteis para outros projetos de IA no Facebook. Ficamos muito satisfeitos com o desempenho das sugestões do M no Messenger”.

Disponível para os usuários no mundo todo desde outubro de 2015, o Facebook M não se tornou muito popular, tendo demorado para aparecer em outros países (como acontece aqui no Brasil). Talvez com alguns recursos diferentes, mais voltados aos negócios, a plataforma poderia ter sido mais bem-sucedida. Vamos ver agora onde o conhecimento gerado por ela vai ser aplicado na rede social, principalmente nesse mundo que parece rumar diretamente para soluções usando inteligência artificial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.