Instagram começou a testar ontem (12) uma nova seção que pretende trazer postagens curtidas por seus amigos diretamente para dentro do seu feed. Dessa forma, algumas das fotos e vídeos que as pessoas que você segue curtiram poderão ser inseridas bem no meio da sequência de imagens que você confere atualmente ao abrir o app no smartphone. Em outras palavras, o novo recurso vai misturar conteúdo original de pessoas que você segue com coisas que você provavelmente não vai ter tanto interesse.

Se isso lhe soa familiar, é porque o Facebook funciona exatamente dessa forma. O algoritmo da rede social traz um feed com postagens completamente curadas, dispensando qualquer noção de linha temporal ou consistência aparente. É importante, entretanto, lembrar que essa novidade no Instagram é apenas um teste por enquanto, mas pode acabar sendo integrada à plataforma eventualmente.

Exposição

Assim como no Facebook, alguns usuários podem achar que isso representa uma exposição exagerada das interações que as pessoas têm na rede social, e acabar migrando para outras soluções mais reservadas. Atualmente, se você quiser ver as postagens que seus amigos curtem, é necessário acessar a guia “Seguindo” dentro da área de notificações do app.

Fora essa questão, o feed do Instagram pode acabar ficando ainda mais poluído por conta de uma novidade que a plataforma liberou globalmente ontem: a possibilidade de seguir hashtags. Com isso, os usuários verão as principais postagens sobre assuntos específicos misturadas em seus feeds.

instagram

O que você acha dessas mudanças no feed do Instagram. Elas podem beneficiar a rede social ou vão apenas deixar a experiência de uso menos pessoal e mais parecida com a do Facebook?