Como tirar o status 'online' do Instagram?

3 min de leitura
Imagem de: Como tirar o status 'online' do Instagram?
Imagem: GettyImages

Se você usa o Instagram e quer obter mais privacidade durante sua navegação, então provavelmente deseja tirar o status de online do seu perfil, evitando que seus contatos saibam quando você está presente na plataforma.

Esse é o seu caso? Então, continue a leitura e confira neste tutorial o passo a passo para tirar o online do Instagram e ter a chance de entrar e sair do aplicativo quando bem entender.

Afinal, como desativar o seu status de visível no Instagram?

Se você quer ficar invisível no seu perfil do Instagram, fazendo que as pessoas não vejam seu status online nem a última vez que esteve, basta seguir os passos abaixo.

Eles são levemente diferentes quando fazemos isso no celular e no computador. Assim, explicaremos como proceder nas duas formas. Vamos mostrar primeiro como alterar pelo aplicativo de celular.

Como tirar o online do Instagram no celular

Desativar o online no Instagram é bem simples e rápido; confira!

1. Entre no seu perfil;

(Fonte: Pinterest)(Fonte: Pinterest)Fonte:  Pinterest 

No seu celular, entre na sua conta com seu login e senha. Lá dentro, toque no seu perfil, no canto inferior direito. Você vai tocar na sua carinha, bem abaixo na tela.

2. Acesse suas configurações;

(Fonte: UOL)(Fonte: UOL)Fonte:  UOL 

Agora você vai entrar nas “Configurações” do seu Instagram. Dentro do seu perfil, toque nos três pontinhos, ou três listrinhas, que aparecerão bem no topo da tela, à direita.

3. Toque em “Privacidade”.

(Fonte: Instagram)(Fonte: Instagram)Fonte:  Instagram 

Agora entre na página “Privacidade”. Haverá várias opções, toque em “Status de privacidade”.

Acesse a opção “Mostrar status da atividade”. Se o botão estiver azul, quer dizer que seu status está acessível para todos. Toque nele. Quando estiver cinza, significa que seu status de online não estará mais disponível para os seus contatos.

Como tirar o online do Instagram pelo PC

Agora que você já sabe como tirar o online por meio do aplicativo do celular, vejamos como fazer isso diretamente do seu computador.

O procedimento é parecido, mas algumas funções podem mudar de lugar. Confira:

1. Entre nas "Configurações";

(Fonte: Moyens)(Fonte: Moyens)Fonte:  Moyens 

Acesse seu perfil dentro do Instagram. Lá, clique na sua foto no ícone bem à direita, no topo da página. Ao fazer isso, abrirá uma aba com várias opções. Selecione “Configurações”.

2. Entra na opção "Privacidade";

(Fonte: Instagram)(Fonte: Instagram)Fonte:  Instagram 

Para tirar o online do seu Instagram pelo computador, você também terá que acessar a parte de “Privacidade”. Só que o painel será levemente diferente de como ele aparece no aplicativo. 

Veja na imagem que, dentro da tela, você deve clicar em “Privacidade e Segurança”

3. Altere o seu “Status de Atividade”.

(Fonte: Instagram)(Fonte: Instagram)Fonte:  Instagram 

Finalmente, entre em “Status de Atividade” dentro dessa seção. Você verá que vai aparecer ativada a caixa “Mostrar status da atividade”.

Desmarque a opção e salve as alterações. Pronto! Agora as pessoas não saberão mais quando você estiver online.

O que você precisa saber após arrumar a visibilidade do seu perfil

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Agora que você mudou a visibilidade do seu perfil no Instagram, vale a pena ficar atento a algumas situações. O primeiro ponto é: você também deixa de ver quando os seus contatos estão online ao tirar a acessibilidade dessa informação no seu perfil.

Funciona mais ou menos como no WhatsApp: é possível desativar o seu status de online, mas isso significa que você também não terá esse tipo de alerta dos seus amigos.

O outro ponto é que isso muda o funcionamento das mensagens diretas (DMs), que são mandadas de maneira privada de usuário para usuário. Quando você usa sua DM no Instagram, consegue ver se uma pessoa já leu sua mensagem ou não.

Quando desativa sua visibilidade, isso significa que não terá acesso a essa informação, da mesma forma que seus amigos também não saberão se você leu as mensagens deles.

Por isso, a questão aqui é ponderar o que é mais interessante de acordo com o seu perfil da plataforma. Pode ser que você priorize bastante sua privacidade e prefira investir no status invisível.

Lembramos também que a é possível ajustar o estar — ou não — offline sempre que desejar: caso se arrependa de ter desativado o online, é só ativar sua visibilidade novamente, usando os mesmos caminhos que explicamos aqui.

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil e bastante explicativo. Continue acompanhando o TecMundo para conferir mais matérias e tutoriais como este.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.