Super Bowl, luta e solidariedade: os destaques do Facebook em 2017

2 min de leitura
Imagem de: Super Bowl, luta e solidariedade: os destaques do Facebook em 2017

O Facebook divulgou nesta terça-feira (5) a sua retrospectiva anual e mostrou que ainda há espaço para a esperança. Segundo o texto assinado pela vice-presidente de bem social da empresa Naomi Gleit, a solidariedade foi o grande destaque de 2017, seja para apoiar uma causa ou para oferecer suporte durante uma tragédia.

O primeiro momento mais comentado do ano foi bastante positivo: o Dia Internacional das Mulheres. O 8 de março relembra a luta feminina por condições dignas e igualitárias de vida e de trabalho e, em 2017, reuniu o dobro de atenção em comparação com o ano anterior.

O segundo grande destaque do ano foi o Super Bowl 51. A grande final do futebol americano nos Estados Unidos já é famosa por movimentar a internet ao redor do planeta e desta vez não foi diferente: os vídeos publicados sobre o tema foram visto mais de 262 milhões de vezes no Facebook, um sucesso absoluto.

O terceiro grande tópico do Facebook em 2017 foi o atentado de Las Vegas, quando um atirador disparou contra a multidão que assistia a um show, matou 58 pessoas e deixou mais de 500 feridos. Pelo Facebook, 3.300 pessoas ofereceram auxílio por meio das ferramentas de Repostas a Crise da rede social.

FacebookO ano revisto pelo Facebook.

Solidariedade

Além do evento de Las Vegas, tragédias naturais e atentados terroristas tomaram as manchetes de alguns lugares do mundo e também geraram comoção no Facebook. As ferramentas de Repostas a Crise foram bastante utilizadas, por exemplo, durante o grande terremoto do México, em setembro, que deixou mais de 350 mortos.

Outro grande desastre natural do ano, o furacão Harvey também foi tema de solidariedade no Facebook: por meio da rede social, foram reunidos mais de US$ 20 milhões em doações, a maior do gênero em 2017 na plataforma de Mark Zuckerberg.  O último tópico a reunir pessoas em torno de um problema foram os atentados terroristas de Manchester, na Inglaterra: um show em benefício das vítimas foi realizado e a sua transmissão pelo Facebook foi conferida por mais de 80 mil pessoas, levantando mais de US$ 450 mil em doações.

Eclipse e Marcha das Mulheres

Quando se trata de reunir pessoas em torno de um único evento, os dois que mais movimentaram o Facebook em 2017 foram o eclipse solar total, com mais de 20 mil eventos criados na rede social ao redor do mundo, e a Marcha das Mulheres de Washington DC, com a interação de mais de 500 mil pessoas em um único evento — o maior do ano.

Retrospectiva personalizada

Além de relembrar os destaques gerais da plataforma, o Facebook lança hoje (6) a ferramenta Year in Review, que permite a qualquer usuário da plataforma ver a sua própria retrospectiva do ano na rede social. Depois de assistir ao vídeo em facebook.com/yearinreview, você pode compartilhá-lo em sua linha do tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.