Descubra as diferenças entre deletar e desativar a conta do Facebook

2 min de leitura
Imagem de: Descubra as diferenças entre deletar e desativar a conta do Facebook

Não há dúvidas de que o Facebook se tornou uma das redes sociais mais populares no mundo — e se você não acredita muito nisso, basta lembrar que Mark Zuckerberg anunciou em junho deste ano que sua plataforma atingiu a marca de 2 bilhões de usuários. 

Mesmo assim, há usuários que querem se livrar da rede social a todo custo. Os motivos são variados: excesso de convites de jogos, solicitações de amizades de pessoas desconhecidas e, claro, falta de privacidade. Se você se encaixa em algum desses grupos, temos boas notícias: o Facebook disponibiliza algumas opções para você sair do site de vez; basta deletar ou desativar a conta. 

Mas será que desativar é a mesma coisa que deletar? Confira abaixo o que acontece em cada uma das opções antes de decidir o que fazer: 

Desativando a conta 

 

Caso você ainda não tenha muita certeza se realmente quer apagar todos os seus dados da rede social de Mark Zuckerberg, essa é a melhor opção para você. Isso porque desativar a conta simplesmente a deixa suspensa, de modo que seu perfil e seus posts vão desaparecer do site, mas as mensagens, por exemplo, ainda ficam armazenadas. 

Além disso, essa opção não é permanente. Seus dados estarão salvos na plataforma, o que permite que você reative seu perfil quando quiser.  

Para desativar a conta, faça login normalmente. Em seguida, clique no menu localizado no canto direito superior, para selecionar as configurações. No menu de configurações gerais, a última opção será “Gerenciar conta”. Ali, você pode escolher um contato herdeiro ou desativar a conta de fato. Depois de clicar na opção de desativação, o Facebook vai te mostrar fotos de amigos e perguntar por que você não quer mais ficar no site.  

 

Após ter decidido que você quer apenas desativar a conta, basta inserir a sua senha. Daí em diante, sua conta ficará desativada. Para ativá-la novamente, é só fazer login normalmente. 

Deletando a conta 

Certo, você pensou a respeito do assunto e decidiu que quer apagar sua conta e todos seus rastros deixados no Facebook. Neste caso, a melhor opção para você é, de fato, deletar a conta. Após deletá-la, é importante que você tenha em mente que não será possível fazer login novamente. 

Antes de mais nada, uma boa ideia é você fazer backup dos seus dados do Facebook. Para isso, acesse as configurações conforme mostramos acima, e vá em “Gerenciar conta”. Nessa página, logo abaixo da opção de desativar a conta, há um link para fazer o download dos seus dados do Facebook. 

 

Feito isso, vamos ao que interessa. Não há um link direto para excluir a conta. Para excluí-la de fato, é preciso clicar no ícone de interrogação, localizado na barra azul. Um menu com uma caixa de busca vai aparecer e, nele, você deve digitar “Deletar conta”. Clique na primeira opção. 

 

O Facebook mostrará algumas informações sobre o que acontece após deletar a conta definitivamente. Se você tiver certeza e quiser continuar mesmo assim, clique em “Fale conosco”. Você será direcionado para a tela de exclusão. 

Depois, é preciso que você digite o captcha mostrado e insira sua senha. Uma janela vai aparecer, explicando que a sua conta ainda estará disponível por 14 dias depois de o processo ter sido iniciado; se você mudar de ideia no meio do caminho, ainda terá 14 dias para recuperar a conta sem problemas  basta fazer login novamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.