Facebook começou hoje a distribuir uma atualização para seu Facebook Lite na Google Play que está trazendo a função Stories para o app. A novidade está sendo encarada com controvérsia uma vez que dificilmente pode ser considerada um recurso essencial do Facebook para se fazer presente no app que a empresa desenvolveu para rodar leve, com apenas o que as pessoas realmente precisam.

O Facebook Lite tem a proposta de trazer somente o essencial do Facebook e, com isso, economizar o plano de dados dos usuários, bem como rodar leve mesmo em smartphones mais simples. Como o Stories é reconhecidamente um devorador de dados móveis em todas as aplicações que o adotam, a situação tem ficado um pouco estranha.

Mesmo no app principal do Facebook, pouquíssimas pessoas usam essa função

Mesmo no app principal do Facebook, pouquíssimas pessoas usam essa função, o que torna a decisão da empresa que entregar o recurso nessa atualização do Facebook Lite bastante incoerente. Nem todas as regiões do globo já podem usar o Stories no Facebook Lite, mas é bastante improvável que o público desse app esteja interessado nessa possibilidade de contar histórias do seu dia a dia em forma de fotos e vídeos efêmeros. Apps como o Instagram e o Snapchat são bem mais apropriados para isso tanto tecnicamente quanto socialmente.

Em nossos testes com o app, não conseguimos acessar a novidade. Mas caso você esteja utilizando o Facebook Lite em seu smartphone, conta pra gente nos comentários se você já recebeu o Stories e o que pensa a respeito disso.

Cupons de desconto TecMundo: