menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook terá botão de contexto para combater as notícias falsas

Ideia é dar mais informações ao usuário sobre quem publicou uma notícia e, com isso, privilegiar fontes verdadeiras

schedule05/10/2017, às 12:26

Facebook terá botão de contexto para combater as notícias falsasFonte:

Imagem de Facebook terá botão de contexto para combater as notícias falsas no tecmundo

O ano de 2017 tem sido significativo para o combate das notícias falsas na internet. Talvez a possível influência desse tipo de método na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016 tenha sido o grande ponto de alerta para grandes plataformas virtuais, mas o fato é que empresas como Google e Facebook tem se esforçado em combater as fake news em seus domínios.

A mais recente novidade do Facebook é a exibição de um contexto adicional de notícias que aparecem no Feed a fim de informar melhor os participantes da plataforma. A novidade foi anunciada hoje e é resultado de uma construção colaborativa inclusive com veículos da imprensa em torno do Facebook Journalism Project, sempre ouvido aos feedbacks da comunidade.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Este novo recurso foi desenvolvido para oferecer às pessoas algumas das ferramentas necessárias para tomar uma decisão bem informada sobre quais histórias ler, compartilhar e confiar”, informa a empresa de Mark Zuckerberg.

Botão de contexto no FacebookBotão de contexto mostra mais informações sobre quem publica uma notícia a fim de combater as informações falsas.

Botão de informação

A novidade consiste basicamente em um botão sobre o qual um usuário clica a fim de ler o contexto no qual uma determinada notícia está inserida. A parte prática aqui é o fato de que essa informação extra aparece dentro do próprio Facebook, ou seja, não é necessário ir a uma nova página para isso.

“A informação contextual adicional é obtida do Facebook e de outras fontes, como a verbete da Wikipédia de quem a publica, um botão para seguir a sua página, artigos em destaque ou relacionados ao tópico e informação sobre como o artigo vem sendo compartilhado pelas pessoas no Facebook”, garante a rede social. “Em alguns casos, se essa informação não estiver disponível, nós deixaremos as pessoas saberem disso, o que também pode ser útil para contextualizar.”

Em suma, a ideia é munir as centenas de milhões de participantes do Facebook com ferramentas que vão ajudá-los a dar mais discernimento a respeito das informações quem chegam ao Feed de Notícias. A novidade ainda está em fase de testes e a rede social garante que ela não causará mudanças significativas às publicações feitas no Feed.