menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

“Volta” do Orkut pode ser fraude, alerta a Google

Apesar de até certo ponto óbvia, a constatação serve para alertar os entusiastas da antiga rede social da Google

schedule12/07/2017, às 11:56

Muita gente acordou surpresa nesta quarta-feira (12) com a notícia de que o Orkut voltou. A rede social lançada pela Google em 2004 e desativada em 2014 aparentemente tinha sido ressuscitada com a interface da página inicial que há consagrou na década passada, porém, uma olhada mais cuidadosa já indica os problemas dessa “volta” do Orkut.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Além de não utilizar um protocolo de segurança, após o cadastro, a página Orkut.li pede para que os usuários associem sua nova conta ao perfil do Facebook, características suficientemente suspeitas. Até mesmo os navegadores e sistemas antivírus já identificam a página como possivelmente fraudulenta, outro alerta que sempre deve ser levado em conta especialmente em itens que obrigam você a fornecer informações pessoais.

Quem for além disso e criar uma conta na nova plataforma, verá um visual igual ao do Orkut, com espaço para comunidades, amigos, identificador de quem visitou o seu perfil e tudo mais. Aparentemente tudo normal, mas é preciso ficar atento.

undefinedAntivírus já bloqueiam o acesso à página.

Nenhuma relação com a Google

A Google não é dona do Orkut.li, tanto é que o domínio foi registrado ainda em 2006, quando a plataforma estava a pleno vapor e a ameaça do Facebook parecia algo distante e até irreal, especialmente aqui no Brasil. Apesar de trazer informações supostamente verdadeiras e funcionar como uma rede social, não se sabe qual ao certo quais as intenções por trás de seus criadores

Para não deixar qualquer dúvida, a própria Google se manifestou e informando que o Orkut.li se trata de uma fraude. “Os invasores em orkut.li podem induzir você a fazer algo perigoso, como instalar um software ou revelar suas informações pessoais (por exemplo, senhas, números de telefone ou cartões de crédito)”, informa o comunicado enviado pela companhia ao G1.