Óculos especiais fazem leitura de emoções

1 min de leitura
Imagem de: Óculos especiais fazem leitura de emoções

O modelo deve ser similar ao da imagem, com a câmera a exposição de luz em LED. (Fonte da imagem: Gadgets n U)

O ser humano é essencialmente ruim em ler a expressão facial de outras pessoas. Para isso, nada melhor que tecnologias que conseguem “ler” o rosto de alguém e avisar se a pessoa está interessada ou entediada, por exemplo.

O grupo da cientista Roselin Picard, do MIT, e de Rana el Kaliouby, da Universidade de Cambridge, desenvolveu uma maneira que parece definitiva para facilitar a leitura de emoções: um par de óculos com uma câmera acoplada, capaz de registrar todas as microexpressões faciais do indivíduo com quem você está conversando e diagnosticar o sentimento mostrado.

Para dar o resultado ao usuário, o acessório conta com fones de ouvido que falam o resultado, além de uma luz em LED que pode ser verde (para emoções positivas, como felicidade) ou vermelha (para sentimentos negativos, como raiva) – e que só o usuário sabe qual é.

Além disso, o software incorporado nos óculos está sendo aprimorado por outro grupo de cientistas, que pretendem aumentar a rede de sorrisos e expressões captadas pelo aparelho.

O produto não tem previsão para ser comercializado, nem foi divulgado com imagens. Ele deve ser inicialmente restrito ao mercado publicitário e empresarial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.