Fãs de realidade virtual que são donos de smartphones com iOS ou PCs Mac normalmente se viam forçados a migrar para os rivais Android ou gastar uma pequena fortuna montando um computador Windows forte o suficiente para VR. Agora, no entanto, a Occipital anunciou uma novidade que pode trazer experiências interessantes nesse formato tanto para os smartphones com o sistema da Apple quanto para os com a plataforma do robozinho verde.

A companhia recentemente passou a oferecer um kit de desenvolvimento que integra seu sistema de sensores capazes de escanear espaços tridimensionais ao software Bridge Engine, capaz de gerar ambientes que misturam realidade aumentada e virtual. Na prática, isso significa que o equipamento da Occipital permite que você se mova por um espaço físico real para explorar o cenário de um jogo, por exemplo.

Um passo além

O kit de desenvolvimento faz uso do sensor Structure da companhia, que foi produzido com o dinheiro coletado em uma campanha de crowdfunding e hoje já é usado para permitir que usuários de iPhone e iPads usem seus dispositivos para criar ambientes de realidade misturada. Com a novidade, no entanto, agora a tecnologia poderá ser usada pela primeira vez para uma aplicação mais focada em VR.

O headset permite que você use um iPhone para explorar ambientes virtuais se movendo no mundo real

O fato do headset ser capaz usar celulares para permitir que você explore ambientes de realidade virtual andado por salas inteiras, de forma muito parecida ao que vemos hoje no HTC Vive. Diferentemente do aparelho da Valve, no entanto, o kit de desenvolvimento da Occipital não é limitado pelo posicionamento de seus sensores e não tem um cabo ligado a um computador, reduzindo consideravelmente o risco de acidentes.

E falando em tropeções, o aparelho também utilizará suas capacidades de detecção de profundidade para mostrar ao usuário projeções de obstáculos que estão em seu caminho enquanto andam, como sofás, mesas, paredes e outras barreiras. Para entender melhor como isso funciona, basta conferir o vídeo a seguir.

Estímulo para a Apple

Por enquanto, há muitos rumores a respeito de planos que a Apple teria para entrar no mercado de VR e AR, mas nada foi confirmado até o momento e tudo o que o CEO da Maçã, Tim Cook, disse a respeito é que a realidade aumentada “tem potencial”. Hoje, os iPhones ainda não são a plataforma ideal para esse tipo de conteúdo, já que as limitações impostas aos desenvolvedores no iOS geram uma série de dificuldades, como tempos elevados de latência.

Ainda assim, o kit de desenvolvimento traz possibilidades interessantes para os smartphones da marca. Além disso, o sucesso de iniciativas de terceiros pode muito bem servir como o empurrão que a Apple precisa para mergulhar de cabeça nessa onda. Por enquanto, os interessados em adquirir o pacote da Occipital devem se inscrever no site da empresa (clique aqui) e desembolsar US$ 500 – cerca de R$ 1.625, em conversão direta.

Cupons de desconto TecMundo: