Quando a gente compra um smartphone novo, nem pensamos muito no provedor de busca padrão que vem instalado em nosso dispositivo. Queremos o Google e pronto. Parece óbvio imaginar que a Gigante das Buscas está presente em praticamente qualquer aparelho que faça pesquisas na internet, mas a empresa gasta uma boa grana para ostentar essa posição.

De acordo com uma matéria do site Bloomberg, a Alphabet (conglomerado do qual a Google faz parte) precisou desembolsar US$ 7,2 bilhões (o equivalente a R$ 22,8 bilhões) em 2016 para ter certeza de que o seu sistema de buscas estivesse presente nas principais plataformas do mercado. Isso inclui não somente aparelhos da Apple, Samsung, LG, mas o próprio Android, já que a concorrência é ferrenha no segmento de pesquisas na internet.

Os gastos crescentes nesse mercado preocupam os investidores. Esse montante é três vezes maior do que foi desembolsado em 2012 para o mesmo fim. De acordo com analistas, a maior fatia desse bolo com certeza vai para a Apple. Estima-se que entre US$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões sejam pagos a Maçã para que você possa fazer pesquisas no seu iPhone pelo Google sem ter que instalar nada.

Embora o sistema operacional seja seu, a Google precisa pagar para estar presente no Android para que a concorrência não seja tão desleal. A empresa, inclusive, já enfrentou problemas por causa disso. Muitos concorrentes alegam que a empresa acaba favorecendo demais os seus próprios produtos, não dando espaço para que soluções alternativas possam surgir.

Cupons de desconto TecMundo: