TecMundo ajuda: um guia prático para você evitar a procrastinação

5 min de leitura
Imagem de: TecMundo ajuda: um guia prático para você evitar a procrastinação

O ato de procrastinar é algo que todos, uma hora ou outra, fazemos. Porém, admitir isso não se trata de algo necessariamente positivo. Por conta desse comportamento prejudicial, entregamos trabalhos com atraso ou em cima da hora, perdemos clientes, diminuímos a nossa produtividade no serviço e corremos até mesmo o risco de sermos mandado embora ou encerrar um negócio que tinha potencial para dar muito certo.

A procrastinação, ou o simples ato de deixar para fazer depois, traz muito mais do que consequências ruins para a nossa vida. Ela também limita as nossas ações, não permitindo que todo o nosso potencial de trabalho – ou empreendimento – se liberte e nos possibilite alcançar todos os nossos objetivos. Esse é um assunto sério, motivo pelo qual vamos separar algumas dicas infalíveis para você – pelo menos tentar – contornar a procrastinação. Vamos a elas?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vamos aprender a evitar a procrastinação?

1. Separe o seu dia em pequenas tarefas

O nosso cérebro funciona de maneira semelhante a um músculo. É preciso realizar cargas consecutivas e de intensidade crescente para que ele possa se fortalecer com o tempo. É mais ou menos o que acontece na academia: lá, você não chega levantando todo o peso que aguenta. É preciso aumentar gradativamente a quantidade de exercícios para adequar melhor todo o seu condicionamento.

No caso do nosso cérebro, um bom método para aumentar a produtividade e eliminar a procrastinação é a Técnica Pomodoro, introduzida nos anos de 1980 e batizada em referência ao timer que era usado nas cozinhas. Veja como você pode colocar essa ideia em prática:

  • Selecione uma atividade que você quer completar;
  • Trabalhe de forma intensa sobre essa atividade e sem distrações durante 25 minutos (ou mais);
  • Depois que esse tempo acabar, tire 5 minutos de folga, realizando uma tarefa totalmente diferente da anterior;
  • Repita esse mesmo processo, aumentando aos poucos o tempo de descanso, mas permanecendo entre 15 e 30 minutos.

A Técnica Pomodoro pode ajudá-lo a evitar a procrastinação

Existem alguns aplicativos e extensões bem úteis para ajudar aqueles que querem aplicar essa técnica. O Simple Pomodoro, por exemplo, adiciona um plugin ao seu navegador com um timer para ajudar a manter a atividade dentro de seu tempo determinado. Outras ferramentas podem ser bastante úteis, como um Timer Online ou o próprio temporizador do seu smartphone. Vale a pena tentar aplicar essa técnica e experimentar os benefícios que ela pode proporcionar.

2. Comece pelo mais difícil

Para complementar a utilização da Técnica Pomodoro, outra dica pode ser extremamente útil para evitar a procrastinação que certamente chegará. Um ataque certeiro contra esse mal é começar o seu dia com a atividade mais difícil ou trabalhosa que há na sua agenda. Essa é uma velha dica conhecida de todos aqueles que procuram métodos para superar a preguiça.

Porém, começar pela tarefa mais difícil exige coragem, pois deixá-la para depois sempre vai parecer a solução mais confortável diante de qualquer situação. Entretanto, se você encará-la logo que começar o seu dia, é muito provável que você consiga se livrar dela o mais rápido possível e deixe o que é mais fácil para o final do expediente, o que certamente causará bastante alívio.

Comece o seu dia pela tarefa mais difícil

3. Use listas de tarefa

Se você costuma se perder em meio à quantidade de atividades que precisa realizar – sensação que os especialistas chamam de "Medo de Deixar Algo Faltando" –, coloque em prática a utilização de listas de tarefas. Essas ferramentas ajudam a separar tudo aquilo que você precisa fazer, permitindo que você liste as atividades até mesmo em ordem de prioridade e marque tudo o que já foi concluído.

Recomendamos três opções completas e bastante fáceis de utilizar para quem pretende utilizar as listas de tarefas: Google Keep (Android, iOS e Web), Evernote (Android, iOS, Windows Phone e Web/Windos) e OneNote (Android, iOS e Web/Windows). Cada uma dessa ferramentas pode potencializar a sua produtividade e te ajudar a evitar a procrastinação.

4. Delimite prioridades

Além de utilizar uma lista de tarefas, é preciso separar o que é mais importante para você. O nosso cérebro não vai querer parar de fazer atividades que exigem o mínimo de esforço – como navegar por toda a timeline do Facebook até janeiro de 2012. Portanto, antes de começar a fazer qualquer tarefa, delimite muito bem as suas prioridades. Tem um prazo a cumprir até a próxima sexta-feira e já é a noite de quinta-feira? Então saiba que você não tem tempo a perder nas redes sociais.

O nosso cérebro se adapta a uma rotina e a uma forma de consumir informação. Ver muita postagem curta – como aquelas listinhas engraçadas e memes – seguidamente no começo do dia vai condicionar você da forma errada, acabando com o seu foco. Se você gosta de consumir esse tipo de informação, coloque um tempo limitado para isso.

Delimite as suas prioridades durante o dia

5. Crie barreiras

Se você acha que não vai conseguir evitar aquela espiada no seu smartphone para consultar o Facebook, crie o hábito de estabelecer barreiras que vão atrapalhar a procrastinação. Você vai se surpreender em como pode ser efetivo o ato de dificultar o seu acesso ao que causa as distrações.

Instalar um aplicativo para bloquear o Facebook com uma senha, por exemplo, pode ajudá-lo a acessar menos a rede social durante o seu dia. A tática consiste em usar a sua própria preguiça de digitar um código para se manter concentrado na tarefa que você precisa finalizar.

Se ajudar, também desabilite as notificações do seu dispositivo móvel. Apesar de elas poderem "salvar vidas" às vezes, também são vistas como uma maldição para os que se distraem com facilidade. Para nossa sorte, a maioria dos aplicativos permite desabilitar essa função, evitando que muito tempo seja desperdiçado consultando o smartphone. Caso você queira fazer isso no Facebook do seu celular, siga os passos da galeria a seguir:

6. Empolgue-se

Ao lidar com uma tarefa difícil e que exige muita concentração – como redigir um texto ou escrever várias linhas de código –, a dica é sentir-se empolgado pelo que você está fazendo. Afinal, você poderia estar secando a louça ou estendendo a roupa, atividades que podem não ser mais atraentes do que alguns minutos de trabalho em frente ao computador.

7. Jogue mais

Por fim, a recomendação para evitar a procrastinação é se afastar da televisão e jogar mais video game. Isso mesmo. Porém, não é para você largar cinema e séries de vez ou passar o dia com um joystick na mão. A ideia aqui é substituir um ou outro episódio na hora do lazer por uma jogatina: nos jogos, o cérebro consome informação ao mesmo tempo em que faz processamento e interação, duas atividades que dificilmente ocorrem com a passividade da televisão.

Esse tipo de atividade pode ativar o seu cérebro quando ele geralmente estaria adormecido. O resultado prático disso é mais energia para o órgão e motivação para evitar e procrastinação. Como já mostramos no vídeo abaixo, vários estudos comprovam os benefícios da relação entre games e a sua mente.

Qual é a sua técnica preferida para evitar a procrastinação? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.