Vigilância de massa: vaza catálogo de equipamento militar para espionagem

1 min de leitura
Imagem de: Vigilância de massa: vaza catálogo de equipamento militar para espionagem

De acordo com o The Intercept, um catálogo confidencial de 120 páginas da empresa de segurança Cobham acabou vazando. Segundo as informações relatadas, o documento foi entregue para as autoridades policiais norte-americanas e envolvem equipamentos sofisticados de vigilância de massa.

Entre os equipamentos descritos no catálogo, estão equipamentos que podem interceptar chamadas sem fio e mensagens de textos diretamente do smartphone de algum alvo. Ainda, gadgets (caixas-pretas) que podem monitorar todo o sinal de uma torre celular e microfones e câmeras que podem ser escondidos em locais pequenos, desde isqueiros até latas de lixo.

O The Intercept liberou todo o conteúdo vazado e você pode acessá-lo ao clicar aqui. Foi Molly Best, porta-voz do Departamento de Polícia da Flórida, que confirmou a compra de alguns equipamentos pelas autoridades — contudo, a informação de quais itens foram adquiridos não foi revelada.

Os gadgets são a essência do que é a vigilância em massa

Sobre comentários da companhia que ofereceu estes gadgets, a Cobham, o porta-voz Greg Caires apenas disse que o documento "parece autêntico", sem confirmar oficialmente a autenticidade. A Cobham ainda comentou que o catálogo é "confidencial" e exigiu que os "documentos fossem devolvidos imediatamente".

"Esses dispositivos são indiscriminados e operam em uma área ampla onde muitas pessoas podem estar presentes", comentou o técnico da Privacy International, Richard Tynan, em entrevista ao The Intercept. "Tais sistemas de vigilância indiscriminados, que não têm levantam qualquer suspeita das pessoas, são a essência da vigilância em massa".

Para saber mais o quanto a vigilância de massa influencia em nossa vida, leia a reportagem "Até que ponto estamos sendo espionados?". Abaixo, você vai conferir alguns dos gadgets de espionagem presentes nos documentos da Cobham e, provavelmente, utilizados pelas autoridades policiais e militares norte-americanas.

Equipamentos de espionagem

3G-N

O dispositivo acima tem a capacidade de causar cortes em áreas amplas no sinal celular, além de armazenar grandes quantidades de dados de usuários.

Controlando o celular

GSM-XPZ HP Plus

O GSM-XPZ pode controlar o celular de algum alvo em específico e pode criar uma zona sem cobertura de rede GSM, ou seja, ficaria impossível realizar ligações nessas redes.

Perseguindo

Evolve

O "Evolve4-Hand Held Direction Finder permite que qualquer autoridade policial ou militar rastreie a localização de algum alvo.

Rastreando carros

Este gadget pode ser colocado em veículos para permitir um acompanhamento remoto de trajeto

Para ver mais soluções de espionagem da Cobham, acesse aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.