menu
Logo TecMundo
Ciência

França encoraja trabalhadores a deixar de lado emails após as 18 horas

Acordo entre empregadores e sindicatos prevê que não deve haver punições a funcionários que ignorarem mensagens após o horário pré-determinado

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule11/04/2014, às 05:32

Fonte:

Imagem de França encoraja trabalhadores a deixar de lado emails após as 18 horas no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Federações de empregadores e dois sindicatos franceses assinaram na semana passada um acordo que encoraja trabalhadores do país a se desligar de suas caixas de entrada de email a partir das 18 horas. A medida tem como objetivo promover a qualidade de vida dos trabalhadores do país e evitar possíveis abusos que alongam artificialmente a jornada diária de funcionários de alguns setores.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Vale notar que o novo acordo não proíbe que funcionários recebam e respondam a emails fora de seus horários de trabalho. O documento simplesmente prevê garantias legais que asseguram que mensagens ignoradas após o horário determinado não podem servir como pretexto para punições dentro do ambiente de trabalho.

Embora a novidade tenha sido bem-vista por grupos de trabalhadores, nem todos ficaram contentes com a decisão. Entre as áreas que criticaram a medida está o setor digital francês, que conta com a presença de nomes como Google e Facebook, companhias marcadas pela flexibilidade e que dependem da capacidade de seus funcionários de lidar com situações difíceis em qualquer horário do dia.

E você, o que pensa sobre a medida? Acredita que ela vai encorajar os trabalhadores franceses a se preocuparem mais com sua qualidade de vida ou pensa que isso pode prejudicar a produção industrial do país? Registre sua opinião sobre o assunto em nossa seção de comentários.