Como tirar screenshots das cenas dos seus filmes favoritos

2 min de leitura
Imagem de: Como tirar screenshots das cenas dos seus filmes favoritos
Avatar do autor

Ao assistir a filmes e seriados é inevitável se deparar com cenas marcantes. Seja pela expressão facial e pose do personagem, ou mesmo, pelo momento marcante da história – como uma revelação intrigante de enredo. Para um exemplo simples de cena assim, basta mencionar Rocky Balboa subindo rapidamente degraus de uma faculdade e comemorando aos pulos quando chega ao topo!

Quando não era possível vê-los senão no cinema ou no videocassete, o máximo que você poderia chegar a de ter uma imagem marcante do filme era comprar um pôster. Contudo, agora que há como usar o computador como televisão, também existe a possibilidade de utilizar funções características do aparato para obter imagens do filme.

Para isso, você pode usar a tecla PrtScr/PrintScreen e abrir o Paint para colar a imagem do filme. Outra possibilidade também seria usar um programa específico de captura de imagens – como o PrtScr ou ScreenHunter. Entretanto, por que não usar uma função nativa de um player de vídeo para a captura de imagens e, desse modo, facilitar o trabalho?

Pré-requisitos

Baixar o VLC Media Player.

Baixe o VLC Media Player

Faça você mesmo

Com o VLC Media Player instalado, rode o filme do qual você pretende capturar uma cena e posicione o marcador de tempo no momento em que ela ocorre.

Cena marcada

Caso você acerte exatamente o momento da cena que deseja capturar, clique sobre o menu “Vídeo” e selecione a opção “Capturar Imagem”.

Capturar Imagem

Por outro lado, se houver dificuldade em deixar o marcador de tempo exatamente onde está a cena procurada, ative a o modo de exibição “Controles Avançados”, dentro do menu “Exibir”.

Controles Avançados

Na barra que aparece, clique sobre a opção “Quadro a quadro” para avançar um quadro por clique e, assim, pegar exatamente a imagem desejada.

Quadro a quadro

Então, use a opção “Capturar uma imagem” para salvar a cena.

Capturar uma imagem

Para especificar a pasta onde salvar as screenshots (capturas de imagem) tiradas e mudar a extensão de PNG (padrão) para JPG, acesse o menu “Ferramentas” e selecione “Preferências”.

Preferências

À esquerda, procure o menu “Vídeo” e, dentro dele, a região “Capturas de vídeo”. Em “Pasta” indique onde salvar as figuras; em “Formato”, altere-o para JPG; já em “Prefixo”, defina um nome inicial padrão comum a todas as imagens capturadas e marque “Numeração sequencial” para adicionar números aos nomes.

Configurações

Confira o resultado:

O resultado

Por meio dos poucos passos acima, agora você é capaz de capturar imagens de quaisquer cenas marcantes dos filmes ou seriados a que você assistir em seu computador. Alguma dúvida ou sugestão de programa melhor para tirar screenshots? Comente!

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Como tirar screenshots das cenas dos seus filmes favoritos