Pinterest: 3 extensões para o Google Chrome

3 min de leitura
Imagem de: Pinterest: 3 extensões para o Google Chrome

O Pinterest é uma rede social visual que está bombando no mundo todo. Nos Estados Unidos, ela já conseguiu alcançar a terceira posição no ranking das mais usadas e promete continuar crescendo. O seu uso é inteiro baseado em imagens e você pode compartilhar com os seus seguidores as suas inspirações e visões do mundo.

Se você ainda não conhece essa rede, veja neste artigo o que é, para que serve e como você pode utilizar o Pinterest da melhor maneira. Para quem já possui uma conta no serviço e quer aprimorar ainda mais o seu uso, nós separamos três extensões indispensáveis que você pode instalar no Google Chrome para tornar a sua experiência de uso ainda melhor.

Compartilhar - Pin it Button

Pin é como um post no Pinterest é chamado. Você pode enviar uma fotografia, ilustração, infográfico ou vídeo para a rede e agrupá-los em “Boards”, que são os murais nos quais você pendura os seus conteúdos.

Envie as imagens de um site diretamente para o Pinterest rapidamente.

Existem várias formas de enviar um Pin para a rede, entre elas escolhendo uma foto do seu próprio computador ou mesmo usando um endereço da internet. Mas e se você quiser mandar algo sem nem abrir a página do Pinterest?

Pin it Button é uma extensão que adiciona a funcionalidade de compartilhamento em qualquer site que você estiver visitando. Você não precisa nem abrir a imagem desejada, basta clicar no botão do complemento e ele mostra todas as opções da página em tamanho grande.

Imagens do Flickr já vão com os créditos corretos.

Uma das maiores vantagens dessa extensão para as tantas outras que possuem opção de compartilhamento é que, dependendo do site em que você estiver, ela adiciona uma descrição com a fonte da imagem automaticamente. Por exemplo, para compartilhamentos feitos pelo Flickr, o Pin já é enviado com o nome do fotógrafo.

Expandir - Pinterest Pro

Essa extensão é bastante interessante: quando você estiver navegando pela timeline do seu Pinterest, o complemento habilita a opção de expandir as imagens para o seu tamanho original. Desta forma, não é preciso nem abrir um Pin para ver a fotografia ou ilustração em uma dimensão maior.

Veja as imagens melhor com o zoom automático no Pinterest.

Essa função de zoom automático é muito útil para quem navega rapidamente pelas imagens e não quer perder muito tempo tendo que ver uma por uma separadamente. Além disso, o Pinterest Pro também possui uma funcionalidade de compartilhamento: a extensão adiciona ao menu de contexto do Google Chrome um botão para fazer isso rapidamente.

Esse botão é mais simples, no entanto, do que o Pin It Button, já que não adiciona a fonte e serve apenas para a imagem que foi selecionada, que precisa estar no seu tamanho original. Se você quiser usar apenas uma extensão, pode optar por essa, por conter as duas ferramentas, mas o uso conjunto é muito mais recomendado.

Procurar - Pin Search

Botão de pesquisa é mostrado nas imagens.

Essa é para quem gosta de saber mais sobre o que está vendo. A internet é um ambiente no qual é difícil controlar a replicação de imagens, principalmente as que já se tornaram muito conhecidas, como os memes. Às vezes, é impossível saber exatamente a fonte de uma fotografia ou ilustração, porém não custa nada tentar.

Se você achou algo no Pinterest sem fonte e gostaria de saber de onde aquilo veio, uma ótima opção é a extensão Pin Search, o qual adiciona um botão que redireciona para a busca por imagem do Google. É muito fácil de usar e você pode encontrar outras fotografias e ilustrações parecidas com aquela.

O botão abre, em outra aba, uma busca por imagem no Google.

Essa extensão é superdiscreta e nem é mostrada no seu navegador — ela só é percebida quando você passa o mouse sobre uma imagem na sua timeline. Usando-a em conjunto com as outras duas dessa lista, você tem três ótimas funcionalidades extras totalmente integradas com o Pinterest.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.